ComunidadeNotícias

MoMA fechará por quatro meses, entre junho e outubro, para completar ampliação

0

O Museu de Arte Moderna de New York (MoMA) anunciou terça-feira que fechará suas portas por quatro meses, entre 16 de junho e 20 de outubro deste ano, para concluir o trabalho de sua ampliação, que incluirá mais de 3.700 metros oferecendo mais espaço e uma nova abordagem à arte.

“A expansão, desenvolvido com arquitetos Diller Scofidio + Renfro pelo MoMA, em colaboração com Gensler, acrescenta mais de 3.700 metros quadrados de espaço para galerias e permite que o museu mostre significativamente mais arte de uma maneira nova e interdisciplinar”, conforme declaração divulgada na terça-feira. A nova intervenção inclui uma sala para programação ao vivo e performances, bem como uma plataforma, no segundo andar, para fins educacionais, onde “os visitantes serão convidados a se conectar com a arte”. Também consistirá em várias galerias ao nível da rua, cujo acesso será gratuito, com o objetivo de “conectar melhor o Museu de Arte de New York e trazer arte para as pessoas nas ruas do centro de Manhattan”, onde está localizada a instituição.

“O verdadeiro valor desta expansão não é apenas para obter mais espaço, mas espaço que nos permite repensar a experiência de arte no museu”, disse o diretor Glenn D. Lowry, citado na nota. Coincidindo com a expansão, o MoMA fixou o objetivo de manter uma “renovação contínua da experiência do museu”, liderada por uma nova geração de curadores e através de instalações, exposições e programas “que encorajam o debate e a descoberta”. Neste sentido, o museu propõe que o segundo, quarto e quinto andares ofereçam uma “experiência da mais profunda arte através de todas as mídias e artistas de geografias e bagagens mais diversificadas do que nunca”. Esses três espaços serão articulados cronologicamente para oferecer continuidade aos visitantes.

A instituição informa ainda que as exposições dessas galerias mudarão a cada seis ou nove meses em seu desejo de mostrar diferentes aspectos da história da arte moderna e contemporânea. Além disso, sua renovação será acompanhada por um novo horário estendido das dez da manhã até as nove da noite. Coincidindo com a chegada do outono, MoMA vai apresentar, entre outros, “Modern Sul: Dias Abstraction – O dom de Patricia Phelps de Cisneros”, uma exposição de obras da coleção do venezuelano incluirá obras de artistas do Brasil, Venezuela , Argentina e Uruguai. Ele também abrigará uma amostra do artista visual americano William Pope.L e outra artista, Betye Irene. A ampliação do andar térreo abrigará em sua primeira exposição uma instalação do artista queniano Michael Armitage, no âmbito de um acordo firmado entre o MoMA e o Studio Museum of Harlem, em Nova York. O anúncio também disse que as novas galerias, que incluem dança, música, artes cênicas, e pedaços de imagem e som, abrigarão obras de artistas emergentes, como o coreógrafo americano-nigeriano Okwui Okpokwasili, também o coreógrafo e dançarino Adam Linder e multi-talentoso artista suíço Shahryar Nashat.


Claudia Garzesi: Nós na América . 07/02/2019

Previous article

Luto: No dia mais negro da história da Flamengo, 6 das 10 vítimas do incêndio foram identificadas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade