DestaquesNotíciasUSA

Enchente no Rio Bravo-Grande armadilha mortal para ilegais

0

O Rio Bravo-Grande, através do qual milhares de migrantes cruzam ilegalmente do México para pedir asilo aos Estados Unidos, encheu estes dias de água enquanto passava por Ciudad Juarez, tornando a travessia mais complicada e perigosa.

A razão para o aumento no fluxo são as chuvas que ocorreram no estado do New México e agora estão atingindo a cidade de fronteira com El Paso, no Texas, segundo fontes oficiais. “Essa situação é normal nesta época do ano. São chuvas isoladas e muito fortes, que correm no leito retificado do rio Grande, em Chamizal”, explicou José de Jesús Luévano, secretário da seção mexicana de a International Boundary and Water Commission entre o México e os Estados Unidos. Luévano, que trabalha para esta comissão há 40 anos, nega os rumores que circulam de que o governo dos EUA abriu as comportas de barragens que fornecem água para parar ou pelo menos atrapalhar a migração ilegal.

O fluxo do Rio Grande é observado com preocupação pelos cerca de 18.000 imigrantes que atualmente aguardam em Ciudad Juarez para iniciar ou resolver seus pedidos de asilo político nos Estados Unidos. Na segunda-feira, um grupo de 14 pessoas que tentou cruzar esse ponto ilegalmente foi resgatado pelos bombeiros de El Paso. Um deles desapareceu entre as águas e mais dois acabaram no hospital. Os onze restantes foram presos por agentes de patrulha de fronteira. Centenas de migrantes chegam todos os dias em Ciudad Juarez, encorajados a atravessar as informações falsas fornecidas pelos “coiotes”, em travessias pelas quais pagaram muito mais do que dez mil dólares. Nesta área, o Rio Grande se tornou desde outubro uma paisagem de mães exaustas amamentando seus bebês, antes de cruzar o rio com outras jovens.

Muitos deles foram estuprados na estrada. Depois de sofrer todos os tipos de perigos e abusos, os migrantes se deparam agora com uma forte correnteza do Rio Grande que torna a travessia ilegal mais complicada. “Seria absurdo abrir as comportas, na verdade não temos água. Estamos com capacidade de 15% nas Barragens do Cavalo e 28% no Elefante, localizado no Novo México”, disse o especialista que cuida da água. Perguntado por que a população não foi avisada sobre essa mudança súbita no leito de um rio praticamente seco em muitos trechos, Luévano disse: “As autoridades de proteção civil são alertadas quando sabemos de algo conhecido, como quando nós abrimos as comportas “. Neste caso, as fortes chuvas no New México causaram o aumento inesperado no canal. Em 1906, foi criada a Convenção para a Distribuição Equitativa de Águas do Rio Grande. A iniciativa partiu do México, que chegou a um acordo com os Estados Unidos. Tudo surgiu quando o Rio Grande secou completamente e a água não mais alcançou a área de cultivo de algodão do Vale do Juarez. A razão dessa mudança no fluxo desse rio fronteiriço foi o início dos desenvolvimentos agrícolas no New México. Este acordo foi regulamentado pela Comissão de Fronteiras Internacionais e Água entre o México e os Estados Unidos, que em sua parte mexicana está sediada em Ciudad Juárez, estado de Chihuahua, e nos Estados Unidos, em El Paso. Esta agência opera através dos vários tratados e convenções que os governos do México e dos Estados Unidos estabeleceram desde 1848 em matéria de limites fronteiriços e distribuição de águas fluviais internacionais.


Bon Jovi abre restaurantes gratuitos a pessoas necessitadas em New Jersey e Philadelphia

Previous article

Governador de NJ e prefeito de Newark têm problema com água contaminada por chumbo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques