Léa CamposNotícias

Léa Campos: Para que Servem os Cartões no Futebol

0

Antigamente os árbitros tinham que usar o apito, gritar e gesticular muito para impor sua autoridade e principalmente para advertir ou expulsar algum jogador. Na década de 60, mais precisamente na Copa de 66, uma confusão inspirou a criação dos cartões amarelo e vermelho para indicar advertência ou expulsão.

A inspiração veio no jogo entre Inglaterra e Argentina na Copa de 1966, que desde o início até o final mostrou um jogo conturbado todo o tempo. Enquanto os ingleses comemorava a vitória contra os celestes, o árbitro alemão Rudolf Kreitlein, foi cercado pelos argentinos  e teve sua camisa rasgada, que ao final precisou ser escoltado pela segurança e polícia para deixar o campo.

A fúria dos argentinos foi causada pelo fato do árbitro ter expulsado Antonio Rattin, capitão dos argentinos, usando o dedo indicador, o árbitro não falava espanhol e Rattin se negava a sair do campo, obrigando o árbitro a pedir ajuda do responsável pelos juízes naquela competição, o inglês Ken Aston, para convencer o jogador a deixar o campo. Terminado o jogo a imprensa escrita disse que o árbitro havia marcado falta de dois jogadores ingleses, os irmãos Bobby e Jack Charlton, mas essas decisões não tinham ficado claras durante o jogo, e o técnico da seleção inglesa recorreu à FIFA para obter esclarecimentos.

Devido a esse e outros problemas a FIFA resolveu criar os cartões amarelo para advertir e vermelho para expulsar um jogador, o que ocorreu em 1970, sendo usado pela primeira vez na Copa México 1970. Desde então o árbitro responsável pelos juízes em 1966, o inglês, Ken Aston pensava em como fazer para acabar com o problema da falta de comunicação no futuro, a FIFA afirma que Ken se inspirou nos sinais de trânsito. Pensando assim criou o cartão amarelo que no trânsito é um pequeno alerta  para ir parando e o vermelho para parar totalmente, ou seja você está fora.

Assim como no trânsito, as pessoas não dependem de um idioma para entender  a funcionalidade do semáforo, o mesmo iria ocorrer no futebol, já que os cartões substituiriam a comunicação verbal. Assim o amarelo determina uma  falta grave e o vermelho exclui o faltoso do jogo. A partir daí os cartões passaram a ter papel importante nos jogos de futebol, e no próximo completa 50 anos de existência. O que alguns não sabem é que o árbitro tem o poder de expulsar jogadores antes do início do jogo e até mesmo antes de entregar a súmula do mesmo, ou seja, após o término da partida.

 


Social Press . 17/10/2019

Previous article

Examining Social Conflicts at Nordic International Film Festival 2019

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Léa Campos