DestaquesNotíciasUSA

Jornal denuncia que Trump pretende desviar US $ 7,2 bilhões do Pentágono para o muro

0

O presidente Donald Trump planeja desviar outros US $ 7,2 bilhões do orçamento do Pentágono para a construção do muro com o México, informou o Washington Post na segunda-feira, que acessou documentos internos desses planos.

Trump já usou em outras ocasiões os fundos do Pentágono para infraestrutura e a luta contra o narcotráfico para construir seu muro, uma das principais promessas que o levaram ao poder em 2016 e no qual ele insiste em face das eleições presidenciais de este ano. No total, o presidente desviou US $ 18,4 bilhões para a barreira da fronteira.

Em dezembro, o Congresso aprovou um pacote orçamentário de US $ 1,4 trilhão que incluía um item de 1.375 milhões para o muro, a mesma cifra que o Congresso aprovou em 2018 desafiando Trump, o que forçou o mais longo recesso administrativo da história do país. Finalmente, após 35 dias de fechamento, o presidente concordou em reabrir o governo, mas declarou uma emergência nacional com a qual ele realocou para o muro cerca de US $ 6.600 milhões do Pentágono e do Departamento do Tesouro, que deram lugar a vários litígios.

No nível judicial, os processos ainda estão ativos e, há apenas um mês, um tribunal em El Paso, Texas, decidiu que a Casa Branca havia violado a lei usando fundos do Pentágono para o muro. Como resultado, esse tribunal congelou US $ 3,6 bilhões que o Executivo havia apropriado para a barreira da fronteira. Trump está enfrentando dificuldades para financiar o muro porque o Congresso é quem decide sobre o orçamento e, atualmente, esse ramo do Estado está dividido: republicanos dominam o Senado, enquanto a oposição democrata tem maioria na Câmara de representantes. Os democratas se opõem à construção do muro e pressionaram bastante o Legislativo para que Trump não possa construí-lo.


Agenda Cultural 16/1/20, by Roger Costa

Previous article

Entenda como a artrite reumatoide pode afetar a capacidade de executar tarefas do dia a dia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques