BrasilNotícias

São Paulo sanciona lei proibindo o uso de produtos descartáveis de plástico a partir de 2021

0

A capital paulista segue o exemplo de outras cidades do Brasil e países do mundo e se alia ao combate à poluição plástica. O prefeito Bruno Covas sancionou, no dia 13, a lei que proíbe o fornecimento de produtos descartáveis feitos de plástico em estabelecimentos comerciais na cidade.

De acordo com o texto aprovado pela Câmara Municipal, fica banida a distribuição de copos, pratos, talheres, agitadores/misturadores para bebidas e varas para balões descartáveis plásticos. A medida vale para restaurantes, bares, padarias, hotéis, buffets e casas de festas infantis, clubes noturnos, salões de dança, eventos culturais e esportivos de qualquer espécie. Os descartáveis plásticos deverão ser substituídos por similares fabricados com material biodegradável, compostável ou reutilizável.

Os estabelecimentos comerciais terão bastante tempo para se adaptar à nova legislação, pois ela só entrará em vigor em 1º de janeiro de 2021. A lei prevê, para aqueles que não a obedecerem, advertência e intimação para regularizar a atividade após a primeira autuação e multa, de até 8 mil reais, e ainda, fechamento administrativo do estabelecimento após sexta autuação. Segundo estimativas da prefeitura, os plásticos correspondem a 17% dos resíduos que vão para aterros sanitários.

Desde o ano passado, os vereadores de São Paulo aprovaram a proibição do uso de canudos plásticos. Em seu lugar, devem ser oferecidos canudos feitos de papel reciclável, material comestível ou biodegradável e embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados, produzidos com o mesmo material do canudo. Também na cidade de São Paulo, desde 2011 está proibida a distribuição gratuita ou a venda de sacolas plásticas para os consumidores para o acondicionamento e transporte de mercadorias adquiridas em estabelecimentos comerciais no Município de São Paulo. Ficou determinado pela lei que os estabelecimentos comerciais devem estimular o uso de sacolas reutilizáveis, os consumidores que necessitarem de utilizar sacolas não retornáveis devem pagar por unidade.

 


Brasileiros estão entre presos no Peru por defecar em ruínas de Machu Picchu

Previous article

Ex-Ministro das Relações exteriores diz que ninguém mais quer ouvir o Brasil

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil