ComunidadeNotícias

Imigração usa dados de localização de celulares para encontrar imigrantes

0

O Serviço de Imigração, ICE, está utilizando serviços que acompanham a localização de milhões de telefones celulares para encontrar e deter imigrantes sem documentação, informou na sexta-feira The Wall Street Journal.

A publicação, que cita várias fontes e documentos governamentais, explica que os dados provêm de aplicativos comuns em muitos smartphones, incluindo jogos ou serviços meteorológicos. Essas informações são coletadas por várias empresas, que depois as vendem para outras, por exemplo, para fornecer aos usuários publicidade para negócios que estejam próximos ao lugar onde estão. É através desse canal comercial que o Departamento de Segurança Nacional e várias das agências do órgão acessam os dados.

De acordo com contratos revistos pelo jornal, o governo começou a comprar dados de localização em 2017 e, por exemplo, em 2018, a Imigração e Alfândega, que trata das deportações de pessoas sem documentos, gastou US$ 190 mil nesses serviços. O ICE, segundo informações da reportagem, tem usado essa informação para identificar e prender imigrantes sem documentos. Os dados também são utilizados pelo escritório de Alfândega e Proteção de Fronteiras, CBP, para, por exemplo, rastrear atividades incomuns em áreas desérticas ao longo da fronteira com o México e combater travessias ilegais e o narcotráfico. Segundo o jornal, essa informação foi usada para descobrir em 2018 um túnel entre o México e os Estados Unidos construído por traficantes de drogas.

Em setembro do ano passado, o CBP pagou mais de US$ 1 milhão por licenças de software para acessar este tipo de dados de localização procedentes de telefones celulares. “Esta é uma situação clássica em que o aumento da vigilância comercial no setor privado agora está chegando diretamente ao governo”, disse Alan Butler, chefe do Centro de Informação de Privacidade Eletrônica, uma organização que defende leis de privacidade mais fortes. As agências governamentais, entretanto, insistiram com o jornal que levam em conta a privacidade e limitam estritamente o uso de dados de localização, mantendo-os sempre anônimos e não usando informações que possam detectar um telefone específico. “Embora o CBP tenha acesso à informação de localização, é importante assinalar que essa informação não inclui dados de torres telefônicas, não interfere em massa e não inclui a identidade de usuários individuais”, explicou um porta-voz ao jornal.


Crise matrimonial é tema de “Medea” em cartaz no BAM

Previous article

Outro avião fretado com brasileiros deportados dos EUA chega à Minas Gerais, nesta sexta

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade