ComunidadeDestaquesNotícias

Trump tentará retomar plano de acabar com a DACA depois de sofrer uma derrota legal

0

O presidente Donald Trump, tentará novamente esta semana rescindir a Ação Diferida por Despedidas de Infância (DACA) depois que a Suprema Corte, no final de junho, rejeitou sua primeira tentativa de cancelar este programa que protege cerca de 650.000 jovens imigrantes da deportação.

Segundo fontes consultadas por The Hill , o presidente apresentará nos próximos dias a documentação necessária para atender às indicações do Supremo Tribunal Federal e, assim, poderá suspender esse programa de proteção à imigração.

O programa DACA é uma proteção criada em 2012 pelo governo de Barack Obama que concede uma autorização temporária de trabalho e residência a jovens imigrantes que vieram ao país quando crianças e que oferece proteção legal a 650.000 imigrantes.

Essencialmente, a decisão da Suprema Corte obriga o governo Trump a repetir sua tentativa de interromper o DACA por meios executivos, depois que o tribunal mais alto considerou que os argumentos apresentados inicialmente pela Casa Branca não eram justificativas suficientes para fim do programa.

O tribunal não entrou para avaliar a legalidade do DACA, mas rejeitou “o procedimento” que o governo Trump usou ao interromper o programa e deixou claro que a Casa Branca pode tentar interrompê-lo novamente, se quiser.

Segundo fontes consultadas pelo The Hill, Trump tentou fazer com que o pedido terminasse o DACA processado na semana passada, embora provavelmente o faça esta semana.

A nova ordem terá que enfrentar novos processos nos tribunais, por isso não é possível saber se entraria em vigor antes das eleições de novembro, embora Trump certamente use essa batalha legal como arma eleitoral.

O programa DACA, que concede permissões renováveis de dois anos aos “sonhadores” para estudar ou trabalhar nos EUA sem medo de deportação, foi um remendo desenvolvido por Obama para corrigir temporariamente a situação desses jovens diante da inação do Congresso ao conceder-lhes um caminho para a cidadania.


Chefe da FDA duvida da previsão de Trump a respeito da vacina contra o coronavírus

Previous article

Ras J. Baraka, prefeito de Newark, lança Programa de Emprego para Jovens no Verão de 2020

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Comunidade