MundoNotícias

México: Fechamento da fronteira com os EUA segue até o final de agosto

0

O Ministério das Relações Exteriores do México informou na terça-feira que concordou com os Estados Unidos em estender o fechamento parcial de suas fronteiras por mais 30 dias. No momento, não há nenhum anúncio oficial referente à fronteira com o Canadá.

Em sua conta no Twitter, o secretariado mexicano indica que propôs a extensão aos Estados Unidos e que “as restrições permanecerão nos mesmos termos em que foram desenvolvidas desde sua implementação em 21 de março”.

Os EUA e o México devem estender o fechamento de sua fronteira comum até 21 de agosto para outras coisas que não sejam viagens essenciais.

Em um acordo separado, os EUA também concordariam em fechar sua fronteira norte com o Canadá até o final de agosto, de acordo com o portal.

O acordo com o Canadá prorrogaria o fechamento por 30 dias, disse a fonte, que falou sob condição de anonimato, porque ela não estava autorizada a antecipar um anúncio oficial nos próximos dias. As restrições, anunciadas em 18 de março, foram estendidas nos meses seguintes.

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse nesta semana que a decisão será anunciada “nos próximos dias”. Por seu lado, o político informou que o anúncio seria feito antes de 21 de julho.

“Continuaremos a trabalhar pela segurança dos canadenses e a manter nossas economias em funcionamento, e teremos algo mais a dizer esta semana”, disse Trudeau.

A maioria dos canadenses tem medo de reabrir. Os EUA têm mais casos confirmados e mortes de COVID-19 do que qualquer outro país do mundo, enquanto o Canadá achatou a curva da epidemia.

A situação da pandemia no México é diferente, com trajetória ascendente como nos EUA. Recentemente, o México se tornou o quarto país do mundo em mortes por COVID-19, com mais de 35.000 mortes.

As autoridades mexicanas preferem manter a fronteira fechada devido a surtos de coronavírus em estados fronteiriços como Arizona e Texas, de acordo com a política.

Trabalhadores essenciais, como profissionais de saúde, tripulações aéreas e caminhoneiros, ainda podem atravessar. Os caminhões são cruciais para o transporte de alimentos e medicamentos nos dois sentidos.


Trump critica muro feito por apoiadores: “Foi feito para me fazer mal”

Previous article

EUA registram mais de 74 mil novos casos da Covid-19 em 24 horas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo