NotíciasUSA

Especialistas alertam para o aumento em 80% de phishing, as falsas promoções da Black Friday

0

Com a proximidade dos dois eventos mais importantes para o comércio global: a Black Friday e a Cyber Monday, que ocorrerão, respectivamente, nos dias 27 e 30 de novembro, como sempre acontece, os criminosos cibernéticos estão se aproveitando de tais datas comemorativas para enganar usuários desatentos, personificando marcas famosas e disparando campanhas de pishing com falsas promoções sedutoras.

Segundo especialistas da Check Point, houve um aumento de 80% na incidência desse tipo de golpe nas duas primeiras semanas de novembro, em comparação com a média registrada em outubro. A companhia afirma que, analisando as últimas seis semanas, um em cada 826 e-mails disparados ao redor do mundo inteiro é um phishing, o que representa um volume 13% maior do que o mesmo período em outubro.

No geral, a tática dos meliantes segue o padrão vislumbrado nos anos anteriores: as mensagens fraudulentas usam e abusam de palavras-chave como “especial”, “oferta”, “venda”, “barato” e “% de desconto”, ou seja, os criminosos registram domínios maliciosos, criam páginas falsas idênticas às de lojas virtuais famosas e disparam e-mails convidando as vítimas a comprar itens que nem sequer existem.

“Acreditamos que haverá uma atividade recorde de cibercriminosos visando compradores online neste período de final de ano, começando pelas datas da Black Friday e da Cyber Monday. Estamos percebendo um foco incomum e determinado de atacantes em ‘ofertas especiais’ neste mês de novembro”, alerta Omer Dembinsky, gerente de inteligência de dados da Check Point.

Como exemplo, a companhia cita uma campanha identificada personificando a grife de joias Pandora. O remetente usava um endereço de e-mail fazendo menção à Amazon, para passar mais confiança ao destinatário, e direcionava os alvos para os sites wellpand.com e wpdsale.com; em ambos os casos, tratavam-se de reproduções altamente fiéis à loja virtual verdadeira da marca de luxo.

“Essas campanhas de phishing podem ser extraordinariamente enganosas, e os consumidores podem facilmente confundi-las com ofertas reais. Estamos vivendo em uma época em que todos os e-mails em nossas caixas de entrada devem ser tratados com cautela. Recomendo veementemente a todos os consumidores que pensem duas vezes ao visualizar uma ‘oferta especial’ de sua marca favorita”, finaliza Omer.


Corte Internacional de Apelações da ONU pela primeira vez será presidida por juiza brasileira

Previous article

Túnel escavado para roubar milhões de dólares é descoberto no México

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Notícias