BrasilDestaquesNotícias

Satcom diz que satélite brasileiro “Amazonia-1” está avariado. Governo brasileiro diz ser “fake news”

0

O Sistema de Monitoramento de Comunicações dos Estados Unidos (Satcom) informou que foram detectadas ondas de frequência irregulares no sinal do satélite brasileiro Amazônia-1, lançado ao espaço no último domingo (28) pela Índia. O projeto tem como foco monitorar o desmatamento na Amazônia e custou R$ 480 milhões.

O lançamento ocorreu no Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia. Ele foi enviado para fora do planeta junto com os satélites do Sindhu Netra, da India, Nanoconnect-2 e SpaceBee (12), ambos dos Estados Unidos. De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia, a operação ocorreu com sucesso. O mesmo informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e autoridades da Índia.

BS Urgente] Amazônia-1 apresenta comportamento não nominal

No entanto, um dos satélites norte-americanos detectou variações importantes na banda S do satélite, que transmite na frequência UHF. Essas irregularidades podem apontar que o satélite está descontrolado no espaço, e até mesmo com risco de cair na Terra. “Amazônia-1 passa na Banda S. Parece estar caindo … Talvez não seja tão bom para Banda-X”, postou o Satcom no Twitter.

Inpe diz que é “fake news”

O diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Clézio di Nardin, afirmou nesta quarta-feira (3), que a informação de que o satélite Amazônia 1, lançado no último domingo (28) estaria fora de controle, é falsa. Ele chamou a situação de fake news e diz não entender porque isso estaria sendo divulgado.

Estados Unidos detectam avaria em satélite brasileiro lançado no último fim  de semana – #Acesse Política | O site de política mais acessado da Bahia!

Disse ainda durante entrevista à uma emissora de TV, que após o lançamento é normal o equipamento passar por ajustes, até ser estabilizado e que imagens capturadas pelo satélite estariam sendo enviadas normalmente à central de monitoramento do instituto. A notícia de que o primeiro satélite de sensoriamento do Brasil estaria encontrando dificuldades no espaço, foi divulgada nesta terça (2), com base em informações disponibilizadas por rastreadores de satélites nos Estados Unidos e na Itália. A afirmação é que o equipamento estaria girando sem controle.

Satélite brasileiro Amazônia-1 é lançado com sucesso | Portal de Camaquã

Satélite brasileiro Amazônia-1 pode estar fora de controle - TecMundo


Governador do Texas cancela uso obrigatório da máscara e pretende abrir 100% do estado

Previous article

13 mortos: SUV bateu em caminhão nos EUA após atravessar buraco em cerca na fronteira. FOTOS

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Brasil