ComunidadeNotícias

A grande fadista MARIZA regressa ao NJPAC para um concerto em celebração dos seus 20 anos no fado

0

A comemoração destaca o melhor da sua carreira, desde o início até o seu disco mais recente,

Mariza Canta Amália (Mariza Sings Amalia)

Newark- A fadista portuguesa Mariza regressa ao New Jersey Performing Arts Center (NJPAC) no dia 23 de Janeiro de 2022 às 19h00 para um concerto triunfante em celebração do seu 20º aniversário fadista. O evento celebra toda a sua carreira, incluindo o seu mais recente disco Mariza Canta Amália.

Com este retorno ao NJPAC, Mariza revisita uma cidade – Newark – e uma sala de concertos – NJPAC – que a impulsionou para a estratosfera de artistas portugueses ao nível mundial. Esta vez a Mariza traz um som mais intimista e mais pessoal, um que reflete não só os seus encontros com o fado clássico, mas também o seu próprio percurso pessoal. O concerto representa um momento oportuno em que, no auge dos seus poderes, ela vem reexaminar as canções que a ajudou estabelecer a sua própria arte, enquanto ela olha para o futuro com firmeza e claridade.

Quando a Mariza canta o fado – uma música tradicional portuguesa replete de contradições requintadas – ela abraça o novo sem abandonar o antigo. Suas primeiras gravações de fados clássicos, como “Primavera”, misturaram instrumentação nova e tradicional em apoio aos seus vocais elevados e emocionalmente ardentes. Combinada com um compromisso total em palco, ela criou milhões de fãs, alcançando um nível surpreendente de aclamação popular e crítica.

Nos anos que se passaram desde o lançamento do seu disco da estreia, Fado em Mim, o público em todo o mundo tem percebido o que na altura poucos perceberam: que aquele jovem talento ambicioso, até audacioso, um dia assumiria um comando total de cada momento que lhe foi apresentado. As suas atuações de hoje em dia são totalmente formadas, exibindo uma confiança e uma sabedoria adquiridas ao longo de duas décadas de incessantes digressões e gravações.

Mariza Canta Amália, disco lançado no ano passado por Nonesuch Records, é um reencontro refrescante com o repertório da lendária fadista Amália Rodrigues, artista cujo trabalho tem servido sempre como referência para Mariza. Este disco é, sem dúvida, o registro mais introspetivo e pessoal da Mariza: o seu canto é controlado, sutil, expressivo, e, ao mesmo tempo, vulnerável. Os arranjos são mínimos, servindo principalmente para apoiar os seus encontros com o significado e o som das letras. É um álbum surpreendente e emocionante que remonta aos vocais puros das suas primeiras gravações, agora refletindo as experiências adquiridas ao longo de uma vida cheia de tristezas e alegrias.

O catálogo de gravações de Mariza é uma viagem constante em prol do fado, bem como tradição e como forma musical. As suas gravações apresentam uma variedade surpreendente de colaborações com artistas de outros gêneros, como o Sting, o Gilberto Gil, o Lenny Kravitz, ou o cantor do flamenco, Miguel Poveda.

Fado Tradicional (2010) inaugurou a sua segunda década como artista com um tour de force de fado puro, ancorado numa série de diálogos musicais improvisados com o guitarrista Ângelo Freire. Lançados com dez anos de diferença, o Fado Tradicional e o Mariza Canta Amália estabelecem novas fronteiras para o fado tradicional: são ambos homenagens ao fado como forma de vida, filtrados pela voz de um talento multifacetado.

No NJPAC, a Mariza será acompanhada por seu colaborador de muitos anos, Luís Guerreiro (guitarra portuguesa), e também pelos músicos Phelipe Ferreira (guitarra clássica), Adriano Alves (viola baixo), João Frade (acordeão), e João Freitas (bateria e percussão).

Mariza: The 20th Anniversary Tour

 


Prescient Lockdown, Recipe for a Second Chance & Love in Times of Tech

Previous article

Fronteira da morte: Como os EUA “matam” imigrantes sem puxar o gatilho

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade