ComunidadeDestaquesNotícias

Tristeza: Quatro imigrantes se afogaram tentando atravessar o Rio Grande, inclusive 2 crianças

0

Os corpos de quatro migrantes foram retirados do Rio Grande na última semana, o culminar de uma semana mortal que viu duas crianças – um menino uruguaio de quatro anos e uma menina nicaraguense de quatro anos – que se afogaram enquanto tentando atravessar o Rio Grande.

Os incidentes destacaram os riscos enfrentados pelos migrantes que continuam a arriscar suas vidas atravessando a perigosa via fluvial internacional em busca de asilo dos Estados Unidos – apesar de não haver garantias de que as autoridades de imigração sob o governo do presidente Joe Biden o concederão. Agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA da Estação Eagle Pass do Setor Del Rio em Eagle Pass, Texas , localizaram o corpo sem vida de Angelica Mariel Silva, de quatro anos, na manhã de quinta-feira.

A descoberta comovente veio apenas uma semana depois que a criança nicaraguense foi arrastada pelas águas do Rio Grande enquanto ela estava cruzando de Coahuila, no México , para o Texas, junto com sua mãe e um grupo de imigrantes. Angélica María Silva Mendoza disse ao jornal mexicano El Tiempo Monclova que um homem estava carregando sua filha nos ombros quando uma correnteza os arrastou rio abaixo em 5 de março, por volta das 20h, horário local. A mãe perturbada lembrou-se de ouvir os gritos de socorro de Angélica Mariel antes de desaparecer na noite.

Four migrants - including two children who drowned in Rio Grande - die  trying to cross US border | Daily Mail Online

Four migrants - including two children who drowned in Rio Grande - die  trying to cross US border | Daily Mail Online

Silva Mendoza relatou o incidente a membros da Guarda Nacional do Texas, que encontrou o grupo depois de chegar à costa de Eagle Pass do Rio Grande. De acordo com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, oficiais de fronteira e uma unidade de apoio aéreo vasculharam o rio em busca de Angelica Mariel e não conseguiram localizá-la até que os agentes de fronteira da unidade marinha finalmente a encontraram na quinta-feira. Na quarta-feira, agentes do Instituto Nacional de Migração do México recuperaram o corpo de Alessa Patiño, 25, e seu filho de quatro anos, Ismael Patiño, depois que os uruguaios foram arrastados pelo Rio Grande e separados do marido cubano da mulher, Guillermo. Matos, 33 anos, que sobreviveu à tentativa fracassada de chegar à fronteira dos EUA. Matos e sua família chegaram à cidade fronteiriça de Coahuila, Ciudad Acuña, esta semana e decidiram atravessar o rio.

Eles estavam no meio do Rio Grande quando foram abruptamente separados por uma forte corrente, que teria sido produzida pela recente liberação de água de uma barragem próxima de La Amistad. Alessa e Ismael flutuaram rio abaixo e desapareceram antes que Mato pudesse voltar para a costa mexicana. Então, em 5 de março, as autoridades mexicanas recuperaram o corpo da nicaraguense Neyling Rizo, depois que ela se afogou no Rio Grande. De acordo com o jornal Zocalo, pelo menos 15 migrantes se afogaram desde 1º de janeiro enquanto tentavam atravessar de Coahuila para os Estados Unidos pelo Rio Grande. Cerca de 45 pessoas foram resgatadas de afogamento nos últimos sete dias depois de desconsiderar os avisos das autoridades mexicanas e norte-americanas. O Instituto Nacional de Migração revelou na quarta-feira que interceptou 73.034 migrantes desde 1º de janeiro. Pelo menos 19.095 indivíduos são nativos da Guatemala, 13.867 são de Honduras, outros 4.165 migrantes são de El Salvador. Os restantes 40.927 migrantes indocumentados são de países da América do Sul, África, Europa e Ásia.


Gol Linhas Aéreas anuncia que pretende retomar voos para os EUA em maio

Previous article

México deporta aos EUA traficante cuja captura provocou caos na fronteira

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade