ComunidadeDestaquesNotícias

Senado de Massachusetts vai debater carteiras de motorista para imigrantes indocumentados esta semana

0

O Senado nesta semana planeja aprovar um projeto de lei que dará aos imigrantes sem status legal um caminho para solicitar e obter carteiras de motorista de Massachusetts, e os defensores dizem acreditar que têm votos suficientes para sobreviver a um possível veto do governador Charlie Baker.

O Senado apresentou o projeto para debate na quinta-feira, 5 de maio, com emendas para segunda à tarde. A presidente do Senado, Karen Spilka, disse que o projeto estava “muito próximo” da versão aprovada pela Câmara em fevereiro , e o senador Brendan Crighton descreveu as diferenças como técnicas.

Em uma entrevista coletiva na semana passada com 13 senadores, Roxana Rivera, do sindicato 32BJ SEIU, disse que as versões do projeto de lei de acesso à licença foram arquivadas em Beacon Hill por quase 20 anos. Tem sido objeto de um forte impulso de defesa, incluindo uma greve de fome de ativistas em um ponto de 2020. A diretora executiva da coalizão de defesa de imigrantes e refugiados de Massachusetts, Elizabeth Sweet, disse em comunicado que a votação esperada do Senado marca um “momento emocionante na luta pelos direitos dos imigrantes e refugiados em Massachusetts”.

A votação desta semana levaria a medida um passo mais perto da mesa de Baker, e como ele disse no passado que se opõe à ideia de carteiras de motorista para imigrantes não autorizados, os apoiadores estão atentos a um potencial veto. A Câmara aprovou seu projeto com uma votação de 120 a 36, ​​acima do limite necessário para anular um veto. Se todos os senadores votarem, o Senado precisaria de votos de pelo menos 27 senadores para uma anulação. “Estou bastante certo e muito confiante de que o Senado aprovará isso e, se voltar, garantiremos que tenhamos os mesmos [votos para] uma anulação”, disse o senador Adam Gomez.

Gomez, um democrata de Springfield, disse que o projeto daria aos imigrantes indocumentados “as mesmas oportunidades e conforto que muitos de nós damos como garantidos – a capacidade de dirigir sem preocupações em todo o estado, a capacidade de conseguir um emprego e chegar a um lugar para outro.” Crighton disse que os residentes de Massachusetts que não possuem status de imigração federal poderiam, de acordo com o projeto, solicitar uma carteira de motorista padrão se apresentarem um passaporte estrangeiro, um documento de identificação consular e pelo menos um dos cinco outros documentos – uma carteira de motorista de outro estado, uma certidão de nascimento, carteira de identidade estrangeira, carteira de motorista estrangeira ou certidão de casamento emitida por qualquer território dos EUA. “Cada pessoa que solicita uma carteira de motorista padrão em Massachusetts também deve fornecer um documento desde que more aqui, e os residentes cobertos por esta legislação não seriam diferentes”, disse o Lynn Democrat. “Trabalhamos muito de perto com uma ampla gama de partes interessadas aqui, incluindo a aplicação da lei, para ajustar essa linguagem”.

Durante o debate na Câmara, o deputado William Straus descreveu os requisitos de documentação como atendendo ao “padrão Baker”, já que o governador já havia manifestado preocupação com o conceito de conceder licenças a pessoas que não podem provar sua identidade. Baker sugeriu que ainda pode ter reservas, dizendo após a votação da Câmara : “Esta licença de que estamos falando não é um cartão de privilégio para dirigir, que é o que eles têm em vários outros estados. Parece exatamente com um cartão Carteira de motorista de Massachusetts. Você não pode dizer a diferença entre esta e uma normal.” Baker também disse no mês passado que estava desapontado com o fato de a Câmara ter rejeitado uma emenda do líder da minoria, Brad Jones, que exigiria que o Registro de Veículos Motorizados compartilhasse informações com funcionários municipais procurando verificar a elegibilidade de um titular de licença para votar.

A Câmara acrescentou linguagem ao seu projeto de lei final para esclarecer que um requerente de licença ou permissão de aluno que não forneça prova de presença legal não será automaticamente registrado para votar de acordo com a lei de registro automático de eleitores do estado. O projeto de lei do Senado encarregaria o gabinete do secretário de Estado de desenvolver regulamentos para garantir que os pedidos de carteira de motorista não resultassem em registro de eleitores impróprio, disse Crighton. Na Câmara, os opositores do projeto levantaram preocupações sobre o registro de eleitores e a possibilidade de incentivar a imigração ilegal, e disseram que, embora os apoiadores elogiem o apoio de grupos de aplicação da lei, outros na aplicação da lei se recusaram a endossá-lo. Argumentos semelhantes podem surgir quando o Senado aprovar seu projeto de lei.

Um dos grupos endossantes é o Massachusetts Major City Chiefs of Police Association. O chefe de polícia de Lawrence, Roy Vasque, vice-presidente da associação, disse que o projeto ajudaria a garantir que as pessoas sejam treinadas e seguradas antes de pegar as estradas. Ele disse que um ponto de discórdia para ele com as versões anteriores foi que o “processo de identificação não foi longe o suficiente”, mas o projeto deste ano “realmente emula um pedido de licenciamento regular”. “Então, novamente, como isso não passa?” ele disse. Nenhum republicano da Câmara votou a favor do projeto. Nenhum dos três republicanos do Senado compareceu à coletiva de imprensa da semana passada.


Jovem é preso na Florida suspeito de matar a mãe brasileira

Previous article

Latinos nos EUA sofrem discriminação de outros latinos, aponta estudo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade