O governo dos Estados Unidos anunciaria nas próximas semanas até 300.000 vistos de trabalho que seriam destinados a imigrantes do México e da América Central para conter a migração ilegal para o país, segundo um funcionário do governo mexicano.
O anúncio ainda não é oficial e o governo dos EUA não divulgou nenhum detalhe. Seria notificado publicamente na próxima reunião entre o presidente Andrés Manuel López Obrador e Joe Biden no México.
Desses vistos, 150 mil seriam destinados a imigrantes mexicanos e a outra metade a imigrantes centro-americanos, segundo o secretário do Interior do México, Adán Augusto López Hernández.
“O governo americano concordou em conceder em primeira instância entre 200 e 300 mil vistos de trabalho temporário. Metade será para mexicanos ou para estrangeiros que estão no México hoje esperando a possibilidade de migrar para o norte”, disse López à mídia local em Tijuana.
A medida, com a qual a migração ilegal para os EUA poderia ser interrompida, seria anunciada nas próximas semanas pelos governos de ambos os países, segundo a mídia local. López Obrador deve visitar Washington nas próximas semanas, onde se reunirá com o presidente Biden após 15 de julho.
Comments