Aos poucos a gestão de Ronaldo Fenômeno amplia as “fronteiras” de ação do Cruzeiro. Um dos pontos a serem explorados é a formação de atletas. E ela ganhará ares internacionais. O clube fechou uma parceria com o PSV Eindhoven, da Holanda, de cooperação para trabalho com jogadores das categorias de base.
Em suma, Cruzeiro e PSV investem no desenvolvimento daqueles que no futuro poderão figurar nos elencos profissionais. A troca de conhecimento e experiências entre departamentos dos clubes, cada um compartilhando seu “know-how”, será aliada com a possibilidade de empréstimo de jogadores, informações divulgadas inicialmente pelo site holandês Ed e confirmada pelo ge.
A ideia é abrir portas para um intercâmbio, inclusive de funcionários, algo semelhante ao que o América-MG fez com o Feyenoord, também da Holanda, no início dos anos 2000. Num primeiro momento, não há trocas financeiras ou acerto sobre preferência para compra de jogadores.
O Cruzeiro também faz um projeto parecido com o Valladolid, clube espanhol cujo Ronaldo também é acionista majoritário.
Os entendimentos entre Cruzeiro e PSV vinham se costurando há alguns meses. Paulo André, um dos diretores da SAF da Raposa, esteve em Eindhoven, assim como funcionários do time holandês vieram a Belo Horizonte. Na ida de Paulo à Europa, abriu-se a possibilidade de contratação do zagueiro Luís Felipe, que fechou com o Cruzeiro até o fim de 2024.
Para o estreitando de laços, houve uma reunião com a Câmara de Comércio Holandesa, por exemplo. O bom relacionamento entre as partes abre espaço para possíveis negociações no futuro. Esse acordo e detalhes como a duração do compromisso devem ser anunciados nos próximos dias.
Comments