BrasilDestaquesNotícias

Luto na música brasileira: Morreu aos 77 anos a cantora baiana Gal Costa

0

Morre cantora Gal Costa, aos 77 anos, nesta quarta-feira, dia 9. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa. A artista estava se recuperando de uma cirurgia de retirada de nódulo na fossa nasal direita.

O procedimento, realizado em setembro fez com que a artista cancelasse toda a agenda de shows até o fim de novembro. A assessoria de imprensa não informou se o procedimento teve alguma causa com a morte da cantora.

A artista seria uma das atrações do Primavera Sound, em São Paulo, no último fim de semana, cantando músicas do seu álbum “Fatal”. Por conta da recuperação da cirurgia, a cantora foi substituída por Liniker. Relembre Gal Costa:

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e foi uma das maiores cantoras da história da música brasileira. Foram 57 anos de carreira iniciada em 1965 quando a cantora apresentou músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ela ainda era Maria da Graça quando lançou “Eu vim da Bahia”, samba de Gil sobre a origem da cantora e do compositor.

Três anos depois, veio outro clássico: “Baby”, de Caetano Veloso. A canção foi feita para Maria Bethânia, mas Gal a lançou em disco e a projetou no álbum-manifesto da Tropicália. “Divino maravilhoso” (de Gil e Caetano) foi outra da fase tropicalista. Ao longo dos anos 60 e 70, ela seguiu misturando estilos. Dedicou-se ao suingue de Jorge Bne Jor com “Que pena (Ela já não gosta mais de mim)” e foi pelo rock com Cinema Olympia, mais uma de Caetano. “Meu nome é Gal”, de Roberto e Erasmo Carlos, serviu como carta de apresentação unindo Jovem Guarda e Tropicália.

Ela estava em turnê com o show “As várias pontas de uma estrela”, no qual revisitava grandes sucessos dos anos 80 do cancioneiro popular da MPB. “Açaí”, “Nada mais”, “Sorte” e “Lua de mel” são algumas das músicas do repertório. Bem recebido pelo público e pela crítica, esse show fez com que a agenda de Gal ficasse agitada após a pandemia. A estreia aconteceu em São Paulo, em outubro do ano passado. Além de rodar o Brasil, Gal entrou na programação de vários festivais e ainda tinha uma turnê na Europa prevista para novembro, mas que também foi cancelada por conta da cirurgia.


Fronteira: Outubro bateu novo recorde de travessias ilegais e número segue aumentando

Previous article

Caminhoneiro texano flagrado levando ilegais escondidos em caminhão é processado pela Imigração

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil