Léa CamposNotícias

Léa Campos: Lívia Caires, uma brasileira que mostra como o esporte pode mudar a vida de uma pessoa

0

A New York City Marathon acontece anualmente no primeiro domingo de novembro na cidade de New York. Conta com mais de 50.000 participantes, sendo 10.000 estrangeiros e atrai mais de dois milhões de expectadores. É considerada um dos maiores eventos esportivos da cidade.

Dentre eles encontramos Lívia Caires, que participou pela quinta vez. Livia é brasileira, 40 anos de idade, reside em Greenwich (Connecticut) há mais de 10 anos. Ela começou sua trajetória nos Estados Unidos da América (EUA) como estudante. Lívia é mãe solo com perfil desbravador e sempre seguiu na busca dos seus objetivos e sonhos.
Em 2015, por problemas de adaptação com saudades dos amigos e família, Lívia desenvolveu um grave quadro depressivo com ataques de pânico diários e com várias entradas em emergência hospitalar devido à essas crises. Em meio a esse cenário de ansiedade e pânico, uma amiga a presentou com uma opção que poderia ajudá-la a vencer essa situação: a corrida de rua.

Seguindo o conselho de uma amiga começou a correr e assim tomou gosto pelo esporte. Através da corrida conseguiu superar a depressão e a síndrome do pânico. Ela considera que a corrida é a sua terapia diária. Atualmente, vive bem, tem uma vida tranquila e equilibrada, sente-se muito realizada em ver seu filho ingressando em uma universidade americana.

Apesar de ter uma rotina bastante atarefada, ela se esforça para encontrar tempo para se dedicar aos treinos de fortalecimento na academia e de corrida. Ela sempre corre nas principais maratonas dos EUA, e este ano completou uma ultramaratona que tinha como meta de realização pessoal.
Em seu currículo esportivo conta com participação em 9
maratonas, 14 meias maratona e uma ultramaratona. Mas, desde 2017, ela considera que um dos seus principais papéis nas maratonas é com seu trabalho de ativismo e voluntariado. Ela é conhecida como anjo tatuado
por pessoas que tiveram a oportunidade de serem alcançadas e/ou incentivadas por ela. Livia é uma guia pela Achilles Internacional, sendo responsável por proteger e guiar as pessoas com deficiência durante o trajeto da maratona.

Além disso, ela é ativista pelo empoderamento feminino e na inclusão de pessoas com deficiência através do esporte. Alguns atletas que vêm do Brasil participar de maratonas nos EUA precisam de apoio em atividades fora da maratona em si, como por exemplo, ajuda com o idioma, logística, hospedagem, traslado, alimentação, entre outros.
Lívia não mede esforços para ajudar esses atletas e faz tudo o que tiver ao seu alcance.

Lívia conhece de perto a situação e as dificuldades dos atletas que representam o Brasil nesses eventos, ela se disponibiliza a ajudar voluntariamente com essas demandas por acreditar que está contribuindo com o seu país e se sente plenamente realizada com isso.
Livia também atua como staff do time Strava na maratona de New York e uma das suas grandes alegrias na maratona deste ano, que acontece no dia 06 de novembro, é a participação de Ary Dias, que é um atleta com deficiência no time Strava. Ele é um renomado atleta
paraolímpico, membro do comitê paraolímpico brasileiro e da Achilles Brasil, ele tem importantes pódios no seu currículo esportivo, e destacamos o mais recente no qual ele foi campeão na 126th Maratona de Boston, em sua categoria, na edição realizada em abril de 2022.
Geison Rodrigues: + 55 81 98792-3651.


Social Press . 11/11/2022

Previous article

Crossing the Border, Campy Madness & Fighting Prejudice

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Léa Campos