A derrota do São Paulo diante do Internacional, na noite de terça-feira, abriu a 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, e caiu como uma vitória do Atlético-MG. O Galo precisa fazer a sua parte diante do Cuiabá, nesta quinta-feira, e liga o secador contra Fortaleza (quarta) e Botafogo (quinta) visando vaga na Libertadores 2023.
O Atlético está na oitava colocação, com 52 pontos, mesma pontuação do América-MG (sétimo), e a dois do Athletico-PR, que ocupa a sexta colocação, última que dá vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
Caso Fortaleze e Botafogo, que também brigam pelo G-8 não consigam vencer seus respectivos adversários nesta rodada, para o Atlético bastará uma vitória diante do Dourado, em jogo no Mineirão, às 20h, para garantir, ao menos, a oitava colocação e estar na (Pré)Libertadores.
O Fortaleza entra em campo ainda nesta quarta, e recebe o Bragantino às 20h30 no Castelão. O Leão do Pici tem 49 pontos, na 11ª posição, com o mesmo número de vitórias do Atlético (13). Já o Botafogo irá receber o Santos no Engenhão, quinta-feira. O Fogão vem de vitória justamente diante do Galo, e alcançou 50 pontos.
O São Paulo tem 51 pontos, e só pode chegar a 54 na última rodada. Assim, se o Galo vencer, já não pode ser ultrapassado mais pelo Tricolor. O Atlético, em caso de vitória diante do Cuiabá, só poderia ser ultrapassado na 38ª rodada por times com, no mínimo, 52 pontos. Portanto, até mesmo o empate de Fortaleza e Botafogo, neste meio de semana, será favorável.
Na rodada derradeira, o Atlético irá visitar o Corinthians, que tem chances ainda de beliscar um vice-campeonato. Já o Botafogo encerra contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, e o Fortaleza irá visitar o Santos, com remotas chances de Libertadores.
Nos cálculos do departamento de matemática da UFMG, as chances de Libertadores para o Atlético saltaram para 78,6%, acima do próprio América, que está em sétimo, mas com 78,1%. O Botafogo tem 14,8%, abaixo do Fortaleza (16%), mas acima do São Paulo (13,5%). O Santos “sobrevive” com 1%.
Pelo fato de o Flamengo ter vencido a Libertadores 2022 e a Copa do Brasil 2022, deu duas vagas extras via Brasileiro para a fase de grupos da competição da Conmebol no ano que vem. Assim, o G-6 virou G-8, e o G-4 (das vagas diretas) se transformou em G-6, uma vez que o Rubro-Negro está em 5º lugar, dentro do G-6.
Comments