NotíciasUSA

San Francisco permitirá que policiais usem robôs com força letal

0

Supervisores em San Francisco votaram na terça-feira para dar à polícia da cidade a capacidade de usar robôs com força letal como uma opção de último recurso, após um debate emocionalmente carregado que refletiu divisões no conselho politicamente liberal sobre o apoio à aplicação da lei.

A votação foi de 8 a 3, com a maioria concordando em dar à polícia a opção sobre fortes objeções de grupos de liberdades civis e outros grupos de supervisão policial. Os opositores disseram que a autoridade levaria a uma maior militarização de uma força policial já muito agressiva para com as comunidades pobres e minoritárias.

A supervisora Connie Chan, membro do comitê que enviou a proposta ao conselho, disse que entendia as preocupações sobre o uso da força, mas “de acordo com a lei estadual, somos obrigados a aprovar o uso deste equipamento. Então aqui estamos nós, e definitivamente não é uma discussão fácil.”

O SFPD revisou sua política para nunca permitir que seus robôs usem a força contra as pessoas. O documento revisado da política diz o seguinte: “Os robôs só serão usados como uma opção de força letal quando o risco de perda de vidas para o público ou oficiais for iminente ou superar qualquer outra opção de força disponível para o SFPD”.

Os robôs SFPD não são novidade. O departamento conta com 17 robôs, 12 dos quais operantes, e os possui há anos. O projeto de política revisado foi motivado por uma nova lei da Califórnia que exige que cada município crie um inventário e defina os usos autorizados de todos os equipamentos de nível militar.

O projeto de política proposto diz que apenas os operadores designados que concluíram o treinamento adequado terão permissão para operar os robôs e eles serão usados para operações táticas ou especiais.

Em um e-mail para a NPR, o SFPD disse que “não possui ou opera robôs equipados com opções de força letal e o departamento não tem planos de equipar robôs com qualquer tipo de arma de fogo… Nenhuma política pode prever todas as situações concebíveis ou circunstâncias excepcionais que policiais podem enfrentar. O SFPD deve estar preparado e ter a capacidade de responder proporcionalmente.”

A política revisada gerou debate, com um lado dizendo que os robôs podem oferecer uma solução tática em vez de arriscar a vida de um oficial ou possivelmente a segurança do público, enquanto o outro lado diz que precisamos dar um passo atrás e definir nosso relacionamento com a tecnologia antes de permitir robôs para chegar mais longe.


Brasileira presa com Kat Torres tem pedido de deportação voluntária aceito pela Justiça dos EUA

Previous article

ICE publica “acidentalmente” dados pessoais de imigrantes em busca de asilo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Notícias