DestaquesNotíciasUSA

Joe Biden diz que “muros não funcionam” e amplia fluxos anti-imigração na fronteira com o México

0

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está sofrendo uma onda de críticas de seus apoiadores democratas após revogar 26 leis que favoreciam a vinda de imigrantes mexicanos aos EUA. Nesta quinta-feira (05), o presidente afirmou que os muros não funcionam..

Disse ainda que não são uma boa política de relações internacionais, contradizendo suas últimas ações no que diz respeito a políticas de fluxo migratório. Em meio a pressão política sobre o assunto, o governo de Joe Biden decidiu por expandir as fronteiras no Vale do Rio Grande, fronteiro com o México.

Detalhes da posição do governo americano

Em declaração, o Registro Federal dos Estados Unidos afirmou na última quarta-feira (04), que a continuação do muro será paga com recursos já alocados para manutenção e execução de barreiras físicas nas fronteiras, já previsto no orçamento inicial do governo.

Joe Biden approves new section of border wall in south Texas to curb  unauthorised immigration - ABC News

O país que está vivendo uma onda de recessão, e passou por um quase “Shut Down” – movimento econômico que pausa o pagamento de diversos servidores públicos – na última semana do mês de setembro, também vê seu presidente sofrer pressão sobre um possível impeachment, além de greve no setor da saúde.

Recentemente, o presidente da Câmara dos Deputados, o republicano Kevin McCarthy, foi destituído do cargo com votação histórica. Segundo especialistas, nenhum dos dois partidos americanos vive um bom momento. Ainda assim, pesquisas recentes apontam que Joe Biden e Donald Trump lideram as intenções de voto para as próximas eleições presidenciais. Enquanto tudo isso acontece, o fluxo migratório ilegal só aumenta. O colapso é tão grande, que o governo americano confessou que cerca de seis mil pessoas chegam ao México todos os dias para, depois, tentar entrar nos EUA.

Why Biden claims he has no choice but to build more of Trump's border wall  - ABC News

Histórico de fluxo migratório entre EUA e México

O fluxo migratório entre os Estados Unidos e o México tem uma longa história que remonta a séculos. Durante o século 19 e início do século 20, houve uma migração substancial de mexicanos para os Estados Unidos, principalmente devido a fatores como a Guerra Mexicano-Americana (1846-1848) e a Revolução Mexicana (1910-1920).

The Border Patrol Has Been a Cult of Brutality Since 1924

Avançando nas décadas de 1960 e 1970, as políticas de imigração se tornaram mais restritivas nos Estados Unidos durante esse período, levando a um aumento na imigração ilegal do México. Contudo, em 1986, a Lei de Reforma e Controle da Imigração (IRCA) dos EUA ofereceu anistia a muitos imigrantes ilegais mexicanos que já estavam no país. Entretanto, o retrocesso em políticas anti imigração vem aumentando, especialistas em relações internacionais apontam que entre os principais motivos estão: insegurança e falta de crescimento econômico mundial nos últimos dias, aumento de governos conservadores nas principais economias do globo, e consequente a crescente da xenofobia entre esses lugares.

How Border-Crossing Became a Crime in the United States | HISTORY

// Fonte: In Magazine.


FOTOS: Novo livro da escritora Gizele Tavares contou com presença de personalidades do Brasil e dos EUA

Previous article

“Eles envenenam o sangue dos EUA”: Trump é chamado de racista e xenófobo após comentário anti-imigração

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques