NotíciasUSA

Projeto que tramita no Senado busca restringir asilo e reduzir travessias de fronteira dos EUA

0

Os principais negociadores do Senado chegaram a um acordo provisório para promulgar leis de imigração e asilo mais rigorosas nos Estados Unidos, marcando um progresso significativo numa questão politicamente explosiva à medida que o ano eleitoral de 2024 avança.

Mas o pacto está em risco antes mesmo de os senadores divulgarem o texto do projeto, o que esperam fazer nos próximos dias, antes de votá-lo a partir da próxima semana.

O acordo adotaria uma abordagem tripla para mitigar o caos na fronteira. Primeiro, limitaria as opções para pessoas fora dos Estados Unidos solicitarem asilo. Em segundo lugar, aumentaria a exigência para que as pessoas na fronteira se qualificassem para asilo. Terceiro, aceleraria o processamento dos pedidos, fecharia as vias de recurso caso fossem rejeitados e acabaria com a “captura e libertação”, impondo a monitorização governamental dos migrantes ao longo de todo o processo.

O projeto precisa de 60 votos para quebrar a obstrução no Senado. Mas o senador Thom Tillis, RN.C., um defensor do acordo, disse que é improvável que avance sem o apoio de pelo menos metade da bancada republicana, ou 25 senadores.

O acordo provisório, alcançado pelos senadores James Lankford, R-Oklahoma, Chris Murphy, D-Conn., e Kyrsten Sinema, Independente do Arizona, representa um esforço ambicioso para resolver uma questão que tem atormentado o Congresso há décadas. E isso acontece bem no meio de um ano eleitoral.

“Para todos os efeitos, temos um acordo”, disse Murphy.

O projeto de lei teria um futuro incerto no Senado e enfrenta a rejeição do presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, e uma barragem constante de oposição do provável candidato presidencial republicano, Donald Trump, o que está comprometendo o apoio republicano ao projeto de lei. .iniciativa.

Alguns membros do partido temem que isso possa dar uma vitória ao presidente Joe Biden devido à vulnerabilidade política em sua candidatura à reeleição em 2024.

“Sinto-me como o cara que está no campo no meio de uma tempestade segurando uma barra de metal neste momento”, disse Lankford, acrescentando que o processo tem sido “muito intenso”.

Lankford afirmou que manteve Johnson informado sobre o escopo e os detalhes do projeto de lei de fronteira ao longo de todo o processo, mantendo a equipe do orador informada durante os estágios finais.

O senador Kevin Cramer, republicano de Dakota do Norte, disse que está inclinado favoravelmente a apoiá-lo, mas disse que as perspectivas de conseguir a adesão da maioria republicana no Senado estão “diminuindo”, já que alguns senadores preferem não “pisar na mesa” durante um projeto de lei complicado se for improvável que seja aprovado na Câmara.

Um obstáculo à publicação do texto é conseguir financiamento suficiente para implementar as mudanças políticas.

“Estou ficando preocupado”, disse Murphy aos repórteres na quinta-feira. “Os republicanos precisam levar a sério o financiamento do acordo que fechamos. “Nosso acordo político está fechado, mas exige que o projeto de lei financie as mudanças que os republicanos pediram”.


Brasileiros têm aumento nos gastos no exterior atingindo US$ 14,5 bilhões e vão ao maior nível em 4 anos

Previous article

Comunidade: Costco ou Sam’s Club, qual assinatura compensa mais?

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Notícias