O Guinness World Records compartilhou no último dia 25 um vídeo do brasileiro Renato Bayma Gaia quebrando o recorde de “tempo mais rápido para montar e derrubar 10 livros”.
De acordo com a publicação, Gaia levou apenas 6,94 segundos para empilhar e derrubar 10 livros. Nos comentários, o perfil do Guinness World Records ainda desafiou os seguidores.
No site do Guinness, a organização informa que o recorde compartilhado nas redes sociais foi quebrado em 10 de dezembro de 2023. Na ocasião, Renato disse que decidiu quebrar esse recorde “para incentivar pessoas do mundo todo a ler”.
Morador de São José dos Campos, no interior de São Paulo, o brasileiro Renato Bayma Gaia tem colecionado títulos no Guinness World Records.
Em uma pesquisa rápida no site do Guinness, uma reportagem encontrou ao menos outros três títulos em nome do brasileiro. Confira:
- Tempo mais rápido para remover cinco blocos de Jenga com a língua
Neste recorde, o brasileiro conseguiu remover cinco blocos do jogo Jenga com a língua em 7,38 segundos. O título foi registrado em 02 de junho de 2023.
“Ao quebrar esse recorde quero ampliar minhas conquistas com a língua […] e me tornar um herói nacional, sendo lembrado como Sr. Língua”, afirmou ele ao Guinness.
- A maioria dos toques de língua no nariz em um minuto
Neste título, também conquistado em 02 de junho do ano passado, Gaia conseguiu tocar a língua no nariz 334 vezes em um minuto. Conforme o Guinness, ele quebrou o próprio recorde, já que em 2021 ele havia conseguido tocar a língua no nariz 281 vezes dentro de 60 segundos.
- Maior rotação do pé (masculino)
O brasileiro também é o atual dono do título de maior rotação do pé (masculino), com 210,66 graus. Ao Guinness, Gaia revelou que quebrar esse recorde era uma forma de homenagear o personagem folclórico Curupira, cujos pés eram virados para trás para confundir caçadores e viajantes de uma forma que eles não conseguiam captar, pois suas pegadas os conduziam ao ponto de partida.













Comments