Seis pessoas morreram e mais de uma dúzia adoeceram por surto de listeria em vários estados por consumirem produtos derivados de carne da delicatessem Boar’s Head, disseram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. O número de mortos completa nove e 57 hospitalizações desde o surto, que sendo o maior surto de listeriose desde 2011, conforme informações do CDC.
Em 25 de julho, a Boar’s Head fez recall de sua linguiça de fígado da marca Strassburger por preocupações de que ela continha a bactéria Listeria monocytogenes. A carne foi produzida em sua fábrica em Jarratt, Virgínia.
“A segurança alimentar é a nossa principal prioridade e a saúde e o bem-estar dos nossos consumidores são fundamentais”, disse a Boar’s Head numa atualização de 15 de agosto. “Lamentamos profundamente o impacto que este recall teve nas famílias afetadas. Nenhuma palavra pode expressar plenamente as nossas condolências e a tristeza sincera e profunda que sentimos por aqueles que sofreram perdas ou doenças”.
As mortes ocorreram na Flórida, Tennessee, New México, South Carolina, Illinois, New Jersey e Virgínia. Os pacientes doentes tinham entre 32 e 94 anos, com média de idade de 77 anos.
Os dados mostram que as carnes cortadas em lojas da delicatessen, incluindo o patê de fígado da marca Boar’s Head, estavam contaminadas com listeria. As bactérias se espalham facilmente entre equipamentos, superfícies, mãos e alimentos, disse o CDC. A refrigeração não os mata.
Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, náuseas e diarreia, de acordo com a Clínica Mayo. Se a infecção por listeria se espalhar para o sistema nervoso, os sintomas podem incluir rigidez no pescoço, dor de cabeça e perda de equilíbrio. A Listeria pode ser muito grave em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, mulheres grávidas e pessoas com mais de 65 anos de idade.
Comments