A brasileira Roseani Ferreira de Oliveira, presa na última quinta-feira por agentes de imigração dos Estados Unidos, foi acusada formalmente de “agressão e agressão com arma perigosa a uma vítima grávida”, segundo divulgou o Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE) nesta segunda-feira (12). No entanto, a família alega que o caso foi um mal-entendido decorrente de uma discussão doméstica.
Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, a versão do ICE foi contestada pela filha de Roseani, Augusta Clara, que afirmou à imprensa local que o incidente envolveu apenas uma briga entre a mãe e uma irmã de 17 anos. “O que alegam na queixa não reflete a realidade”, declarou Andrew Lattarulo, advogado da família, em entrevista ao canal WCVB.
A prisão ocorreu em meio a uma operação do ICE em Worcester, cidade do estado de Massachusetts, e gerou cenas de tensão. Cerca de 25 pessoas tentaram impedir a ação dos agentes, resultando em reforços policiais e na detenção de duas mulheres – uma delas, Ashley Spring, acusada de jogar líquido nos oficiais.
Família teme deportação
Augusta Clara, que está nos EUA sob o programa de Ação Diferida (DACA), revelou ao Telemundo que teme ser deportada após a detenção da mãe.
“Ela é uma mãe de 21 anos com um bebê de três meses. O namorado dela também foi detido. Agora, vive com medo”, explicou Lattarulo. O ICE, em nota, classificou Roseani como “uma criminosa violenta”, enquanto a prefeitura de Worcester afirmou que não interfere em operações federais, mas lamentou o “clima angustiante” gerado pelo caso. A brasileira segue presa em Rhode Island, aguardando julgamento.
Comments