Roger Costa– O mega movimento de conscientização aos direitos humanos, no combate à fome, miséria e injustiça no mundo e as mudanças climáticas, o Global Citizen atraiu milhares de pessoas ao Central Park no último sábado dia 27 de Setembro de 2025, e enquanto grandes nomes da música pop como Shakira e Cardi B foram as maiores atrações dos holofotes, a causa da preservação da Amazônia era o foco do evento.
Com apresentação do maior animador do mundo, como é conhecido, Hugh Jackman, o evento iniciou-se às 5 da tarde sob o batuque do grupo de percussão feminino Fogo Azul, liderado por Stacey Kent. O grupo é de New York, porém suas raizes e influencia é totalmente brasileira, mais especificamente baiana. Jackman uniu-se as mulheres percussionistas, bailando entre elas enquanto tocava os tombores.
A atmosfera do evento, mesmo que lotado, é sediado no Great Lawn do Central Park, foi de pura harmonia em celebração a música, a cultura e aos incentivos por um mundo melhor, saudável, justo e inclusivo. Até o clima colaborou, com temperaturas agradáveis. Era possível ver celebridades e autoridades caminhando entre o grande público sem grande comoção, inclusive o líder do Coldplay, Chris Martin, que educadamente negou-se a ser fotografado mas caminhou livremente entre dois companheiros. Representantes Indígenas brasileiros estiveram no palco e falaram em português sobre a importância da Amazônia para o mundo, e sua urgente estrategia de preservação.Uma profissional de tradução auxiliou na comunicação.
O cantor colombiano Camilo entrou no palco com muito entusiasmo e emoção, e também falou sobre a Amazônia durante sua efervescente performance, tocando ritmos latinos que agitaram o público. Ele terminou o espetáculo com canções que remetem a infancia ao lado de uma parceira vocalista.
Hugh Jackman revelou que o resultado das petições enviadas ao líderes do mundo, através do ativismo dos fãs e participantes do Global Citizen, foram garantidos que 25.000 hectares da floresta amazônica será preservada com o apoio do que foi levantado pelas ações, cerca de $280 milhões de dólares. O Festival também anunciou um projeto para trazer energia limpa e de qualidade para países subdesenvolvidos na África, beneficiando a quase 5 milhões de pessoas, e levantaram mais de $30 milhões de dólares para investir na educação em parceria com a FIFA.
Além das performances sensacionais e de grande estrutura das estrelas do pop Shakira e Cardi B, outras cantoras também deixaram um registro poderoso no palco com carisma e representação de suas culturas: a Nigeriana Ayra Starr mostrou o ritmo Africano numa celebração a sua raiz musical e a beleza feminina preta; a Palestinia Elyanna brilhou com firme presença e sensualidade, provando ser uma das maiores de sua geração.
Mariah the Scientist também ganhou os holofotes com um show sensacional, laureada de dançarinas fantásticas, enquanto a coreana Rose hipnotizou a multidão com sua beleza e autenticidade.
O público do Global Citizen 2025 foi estimado em mais de 62 mil pessoas. A próxima parada do Global Citizen será no Brasil, em Belém do Pará e reunirá artistas como Seu Jorge e Gaby Amarantos entre outros destaques. O show acontece no dia 1 de novembro e informações podem ser encontradas aqui: https://www.globalcitizen.org/en/festival/amazonia/
Visite https://www.globalcitizen.org/en/ para ingressar no movimento e receber ingressos gratuitos para os shows e eventos especiais.
(Fotos creditos: gentilmente cedidas pelo Global Citizen/Getty Images for Global Citizen).
Comments