Um senador republicano apresentou um projeto de lei para eliminar a dupla cidadania nos Estados Unidos. O senador Bernie Moreno apresentou o Projeto de Lei de Cidadania Exclusiva de 2025, que estabelece que os cidadãos dos EUA devem ter lealdade única e exclusiva aos Estados Unidos.
Moreno nasceu na Colômbia e é cidadão americano naturalizado. A legislação atual permite que cidadãos americanos mantenham a cidadania estrangeira, o que, em sua opinião, poderia criar conflitos de interesse.

A Lei de Cidadania Exclusiva de 2025, do senador Moreno, exigiria que eles renunciassem à sua dupla cidadania. O advogado Joseph Malouf disse que a medida precisaria de uma maioria de 51% para ser aprovada na Câmara dos Representantes, “o que não seria um problema”. Mas no Senado, seriam necessários 60 votos para a aprovação.
Ele explicou que o projeto de lei daria aos cidadãos já naturalizados um ano para decidir ou perder a cidadania. E isso é um problema, já que envolveria os tribunais, que precisariam de provas para revogar a cidadania. “E se eles se recusarem a renunciar à cidadania, qual será a punição?”, perguntou o advogado, que reiterou que o projeto apresenta diversos pontos problemáticos.














Comments