ComunidadeDestaquesNotícias

Porta-voz do governo dos EUA sobre suspensão que afeta brasileiros: ‘Visto americano é um privilégio, não um direito’

0

Até o momento, segundo uma porta-voz do Departamento de Estado americano, não há expectativa de revisão da inclusão do Brasil no grupo de países afetados e não estão previstas exceções, nem mesmo para solicitantes que possam comprovar ter recursos financeiros para se manter no país. “O Brasil é um dos 75 países que foram identificados pelos altos riscos de as pessoas utilizarem benefícios públicos”, disse a porta-voz Amanda Roberson, em entrevista à BBC News Brasil.

“Não é uma decisão especificamente sobre o Brasil, é algo que está afetando 74 outros países no mundo.”

Roberson disse que não tem detalhes sobre os motivos da inclusão do Brasil nem dados específicos por país.

EUA encorajam imigrantes ilegais a usarem aplicativo para autodeportação -  SBT News

A mudança é específica para solicitantes de vistos de imigrante, que pretendem residir permanentemente nos Estados Unidos.

Vistos de turismo, negócios, estudos e outros tipos de vistos para estadias temporárias nos Estados Unidos não são afetados.

Assim, torcedores que pretendem viajar ao país para a Copa do Mundo não devem ser impactados pela medida.

De acordo com a porta-voz, “até agora, a única exceção é para cidadãos com dupla nacionalidade”.

“Ou seja, pessoas que têm dois passaportes, mais de uma nacionalidade, e que solicitarem o visto americano (de imigrante) com o passaporte válido de outro país, que não esteja listado na lista de suspensões”, afirmou.

“Quero destacar também que, se a pessoa tem, por exemplo, uma solicitação já aberta, uma entrevista agendada num consulado, ainda pode comparecer à entrevista, pode continuar com o processo de visto de imigrante”, disse.

“Só que nenhum visto vai ser entregue ou processado até que as novas regras mudem. A emissão dos vistos está pausada no momento.”

Ao anunciar as mudanças, na semana passada, o Departamento de Estado indicou que a pausa na emissão de vistos de imigrante para os 75 países da lista ficaria em vigor por tempo indeterminado.

“A pausa está em vigor até que possamos garantir que os novos imigrantes sejam submetidos a uma rigorosa verificação das suas finanças”, disse Roberson.

“Já vamos fazer essa revisão, vamos melhorar, aprimorar os nossos procedimentos internos. Mas não tem previsão que vai ser em algum tempo definido, realmente depende do processo interno que vamos fazer”, destacou.

“O governo do presidente Trump está deixando muito claro que o visto americano é um privilégio, não é um direito”, disse Roberson. “Está administrando as operações de visto de forma a priorizar a segurança do povo americano e os nossos interesses nacionais.”

Os 75 países afetados pela suspensão de vistos para imigrantes nos Estados Unidos são:

Afeganistão, Albânia, Argélia, Antígua e Barbuda, Armênia, Azerbaijão, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Belarus, Belize, Bósnia, Brasil, Butão, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Cazaquistão, Colômbia, Costa do Marfim, Cuba, Dominica, Egito, Eritréia, Etiópia, Fiji, Gâmbia, Gana, Geórgia, Granada, Guatemala, Guiné, Haiti, Iêmen, Irã, Iraque, Jamaica, Jordânia, Kosovo, Kuwait, Laos, Líbano, Libéria, Líbia, Macedônia do Norte, Marrocos, Mianmar, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Nepal, Nicarágua, Nigéria, Paquistão, Quirguistão, República Democrática do Congo, República do Congo, Ruanda, Rússia, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Senegal, Serra Leoa, Síria, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Tailândia, Tanzânia, Togo, Tunísia, Uganda, Uruguai e Uzbequistão.


Justiça Federal dos EUA bloqueia deportação de menino equatoriano após denúncias de uso como “isca” pelo ICE

Previous article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade