O engenheiro, compositor, intérprete e multi-instrumentista Jonathan Magalhães, conhecido artisticamente como Jonn Brettus, lança a música “Ser Imigrante”, uma obra inspirada em sua experiência de mais de 30 anos vivendo nos Estados Unidos. Natural de Belo Horizonte (MG), o artista transforma sua trajetória pessoal em reflexão social por meio da música.
A canção foi escrita no final de 2022, período que coincidiu com uma das maiores ondas migratórias recentes em direção aos Estados Unidos, e foi atualizada em dezembro de 2025. O tema da imigração, fundamental na formação da sociedade norte-americana, voltou ao centro do debate público de forma mais sensível e polarizada, especialmente após os atentados de 11 de setembro de 2001.
Segundo Jonn Brettus, “Ser Imigrante” vai além de uma composição musical e se configura como um desabafo pessoal e um alerta social. A letra propõe uma reflexão sobre a realidade dos imigrantes e direciona uma mensagem às autoridades responsáveis por legislar, defendendo políticas migratórias mais humanas e mecanismos legais para a regularização de estrangeiros que já vivem e contribuem economicamente e socialmente para o país.

Com uma trajetória marcada pela diversidade musical, Jonn Brettus é autor das letras, melodias e harmonias de suas obras, além de intérprete das próprias canções. Até o momento, soma 167 músicas escritas, sendo 12 finalizadas. Sua formação musical teve influência familiar e educacional, consolidando-se ao longo dos anos como multi-instrumentista, com domínio de piano, violão, baixo, cavaquinho, bateria e instrumentos de percussão, além de atuar na produção musical de seus trabalhos.
A música “Ser Imigrante” já está disponível nas redes sociais do artista. A partir do dia 30, a faixa e outras oito canções passam a integrar os principais serviços de streaming, como Spotify, Apple Music, Amazon Music, Deezer, Tidal e YouTube Music.















Comments