O prefeito Zohran Mamdani emitiu uma ordem executiva que, segundo ele, protegerá os nova-iorquinos da “aplicação abusiva da imigração” pelo governo Trump e manterá as leis de cidade-santuário. Mamdani assinou a ordem, que ele chamou de “uma ampla reafirmação do compromisso com nossos vizinhos imigrantes”, durante o Café da Manhã Inter-religioso de sexta-feira na Biblioteca Pública de New York, no Bryant Park.
As operações do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) têm gerado controvérsia na região metropolitana de New York, onde, do outro lado do rio, em frente à cidade de New York, o prefeito de Jersey City disse recentemente que queria que os agentes “saíssem e nunca mais voltassem”.
Mamdani também lançou a campanha “Conheça Seus Direitos”, que distribuiu mais de 30.000 panfletos em vários idiomas, detalhando os direitos das pessoas durante interações com o ICE, como permanecer em silêncio, solicitar um advogado e um intérprete.
“Peço que compartilhem essas informações com seus fiéis — mesmo aqueles que são cidadãos, mesmo aqueles que vocês acham que o ICE não pode visar”, disse ele.
A mais recente ordem executiva de Mamdani, a 13ª desde que assumiu o cargo, afirma que as agências municipais não podem compartilhar informações coletadas para fins municipais com as autoridades federais de imigração, exceto quando obrigadas por lei.
A ordem concede a cada agência 14 dias para nomear um responsável pela privacidade e tomar outras medidas para garantir a conformidade. “Nenhum nova-iorquino deveria ter medo de solicitar serviços municipais, como creches, por ser imigrante”, disse Mamdani.
Sua ordem determina que o Departamento de Polícia de New York (NYPD), o Departamento de Correções, o Departamento de Liberdade Condicional, a Administração de Serviços para Crianças e o Departamento de Serviços Sociais devem auditar suas políticas internas de interação com as autoridades federais de imigração e tornar públicas quaisquer alterações necessárias para o cumprimento da ordem.
A ordem também proíbe que agentes federais entrem em propriedades municipais — como estacionamentos, escolas, abrigos, hospitais e espaços públicos — sem um mandado judicial. As agências municipais também devem treinar seus funcionários sobre como interagir com agentes federais de imigração. O departamento afirmou que está pressionando o prefeito a entregar ao ICE “7.113 imigrantes ilegais criminosos” que estão sob custódia de Nova York e têm mandados de prisão em aberto.















Comments