Agentes federais usando máscaras, vindos de agências não identificadas e dirigindo veículos sem identificação, têm usado táticas agressivas para prender imigrantes em cidades movimentadas. Essas prisões se tornaram mais visíveis e notáveis desde o início do segundo mandato do presidente Donald Trump. Para os espectadores, essas prisões podem parecer verdadeiros sequestros.
Ainda assim, o uso da força pelos agentes federais nestas situações não é totalmente diferente das táticas comuns de aplicação da lei, segundo especialistas em policiamento.
“O trabalho policial pode ser bastante feio”, disse Thaddeus Johnson, ex-oficial da lei no Tennessee e membro sênior do Conselho de Justiça Criminal. “O policiamento pode ser feio, mas ainda assim deve ser profissional.
E pode ficar ainda mais feio quando as pessoas resistem ou não obedecem às ordens, como mostram vários vídeos das prisões de imigrantes.
Mesmo assim, a repressão tem provocado medo nas comunidades imigrantes e forçado famílias a viverem nas sombras. Esse é exatamente o objetivo, disse Thaddeus Johnson.
“Não nos importamos com a carnificina que isso causa, não nos importamos se isso destrói as coisas, nosso principal objetivo é garantir que tenhamos apenas cidadãos documentados em nosso país.” Essa é a mensagem que está sendo enviada”, disse Johnson.
Muitas das gravações de prisões de imigrantes apresentam táticas policiais agressivas, identidades mascaradas e ocorrem em áreas públicas. O diretor interino do ICE, Todd Lyons, disse que os oficiais federais estão ocultando suas identidades para proteger suas famílias depois que alguns foram identificados publicamente e assediados.
“Lamento se as pessoas se ofendem com eles usando máscaras, mas não vou deixar meus oficiais e agentes saírem por aí e colocarem suas vidas em risco, e suas famílias em risco, porque as pessoas não gostam do que é a aplicação da lei de imigração”, disse Lyons.
Não existe uma política federal que determine quando os oficiais podem ou devem cobrir seus rostos durante as prisões. Historicamente, os oficiais quase sempre ocultaram seus rostos apenas durante trabalhos disfarçados para proteger a integridade das investigações em andamento, especialistas em aplicação da lei disseram à CNN.
O Departamento de Segurança Interna disse que os oficiais do ICE enfrentaram um aumento significativo de agressões este ano em comparação com o ano anterior.
As prisões também são mais públicas e acontecem durante o dia, frequentemente em grandes cidades. Em estados de tendência Democrata, cerca de 70% das prisões do ICE ocorreram na comunidade, enquanto em estados de tendência Republicana, 59% das prisões ocorreram em presídios e cadeias, segundo uma análise da CNN.
Autoridades de Trump dizem que as diferentes táticas são resultado das chamadas “políticas santuário” em muitas áreas controladas pelos Democratas que limitam a cooperação de presídios e cadeias com o ICE, fazendo com que as prisões de imigrantes ocorram na comunidade em vez de em centros de detenção.
Na prática, porém, o ocultamento dos rostos, distintivos e uniformes de identificação dos agentes tem dificultado o público a saber se as prisões são legítimas. John Sandweg, ex-diretor interino do ICE durante o governo do presidente Barack Obama, disse que era “extremamente perigoso” os agentes realizarem prisões sem se identificarem claramente.
Além disso, a repressão total do governo Trump aos imigrantes é uma mudança drástica em lugares onde as leis de imigração raramente, ou nunca, foram aplicadas – e em uma era em que todos têm uma câmera no bolso.
Comments