MundoNotícias

Polvo do Pacífico mantém recorde de incubação dos ovos

0

_polvo

Foi descoberto que um polvo de águas profundas, chamado Graneledone boreopacifica, possui um ciclo de incubação dos ovos de 53 meses, o período mais longo já visto em qualquer animal.

Em abril de 2007, pesquisadores observaram uma fêmea Graneledone em Monterey Canyon, na costa central da Califórnia. Quando voltaram ao local pouco mais de um mês depois, encontraram o polvo protegendo uma ninhada de ovos recém-formada.

“Foi uma descoberta espantosa”, declarou Jeffrey Drazen, ecólogo marinho da Universidade do Havaí e autor de um artigo sobre o polvo, publicado na revista “PLOS One”. Os cientistas voltaram ao local 18 vezes nos 4,5 anos seguintes, usando um veículo operado remotamente para monitorar o polvo e sua ninhada estimada em 160 ovos. Ela não se alimentava durante a incubação, e seu corpo tornou-se pálido e frouxo. Como outros octópodes, o Graneledone morre quando seus filhotes saem dos ovos.

Drazen e seus colegas acreditam que o longo ciclo de incubação pode ser uma estratégia reprodutiva. Gerar menos ovos e protegê-los por tanto tempo permite que os bebês cresçam e se desenvolvam ainda dentro do ovo, dando-lhes as melhores chances de sobrevivência. Entre os polvos, o detentor do recorde de incubação de ovos antes dessa descoberta, com 14 meses, era o Bathypolypus arcticus.


Levir admite briga com Ronaldinho e vê saída do Atlético boa “para os dois”

Previous article

Duas estátuas descobertas no maior e mais antigo túmulo da Grécia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo