MundoNotícias

Chileno revoluciona a detecção precoce do câncer

0

chileno

Com uma tecnologia que revolucionará a detecção precoce do câncer, a empresa Miroculus, fundada por Alejandro Tocigl, um empreendedor chileno, criou um dispositivo portátil que oferece diagnósticos de última geração “ao alcance de todos”.

Esta inovadora ferramenta, que detecta esta e outras enfermidades em menos de duas horas e somente com uma amostra de sangue.

O dispositivo, de baixo custo, atua detectando diversos padrões de microARN, que são diminutas moléculas de material genético que funcionam como biomarcadores de vários tipos de patologias.

“No caso particular do câncer gástrico, que é o mais mortal no Chile, a detecção precoce e um tratamento oportuno aumentarão a taxa de sobrevivência em até 90 %”, falou o especialista.

Segundo ele, cada prova realizada por este aparato “não deverá custar mais de $72 dólares.

“Agora nos enfocamos no desenvolvimento da ferramenta para a detecção do câncer de estômago, mas a ideia é que no futuro nossa tecnologia seja aplicada para detectar outras enfermidades”, acrescentou o profissional.

O sistema conta com uma placa que distribui a amostra de microARN do paciente, que reage com compostos químicos criados pelo grupo de investigadores.

De tal forma, se identificam as moléculas alteradas e, através de um software, o resultado se correlaciona com uma enfermidade específica.

Esta iniciativa de baixo custo, que se espera esteja disponível em 2018, busca “democratizar o acesso da população a exames médicos”, que não seja “tecnologias invasoras e caras”, com a finalidade de melhorar as expectativas de vida dos enfermos.


Atlético-MG define prioridades e inicia a busca por três reforços

Previous article

‘El Chapo’ quer acordo com EUA para aceitar extradição

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo