ComunidadeNotícias

Com as Olimpíadas Rio 2016 o Brasil reencontra o Brio

0

rio 2016 brio (3)

By Naila Santos

As Olimpíadas Rio 2016 chegaram ao fim no último domingo, dia 21 de agosto. Foram 16 dias de competições em diversas sedes espalhadas pela capital carioca, sendo a primeira Olimpíada realizada na América do Sul. No lugar do orgulho, acompanhamos certo sentimento de indiferença de muitos brasileiros com relação ao evento. A população estava insegura, talvez pelos escândalos da crise política em que o país se encontra e receosa do que seriamos capazes de fazer. Nacionais e estrangeiros imaginavam ser as Olimpíadas 2016 um fracasso. Toda desconfiança caiu por terra.

Após a linda cerimônia de abertura que recebeu grandes elogios da mídia internacional, com momentos emocionantes, com a cultura do país bem representada, com tecnologia e bom-gosto, reacendeu nosso orgulho. A palavra Brio que significa sentimento de honra, dignidade, valor, amor-próprio, combina com Brasil e com Rio, e até parece uma brincadeira de junção das duas palavras. Ouvimos a linda declaração “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!” ecoar várias vezes por uma multidão de torcedores durante os jogos. Quanto brio!

rio 2016 brio (2)

De maneira geral, a organização do maior evento esportivo do mundo, foi um sucesso, embora tenha enfrentado problemas como todo evento de grande porte apresenta. Batemos nosso recorde de medalhas de ouro e no geral, em toda a história olímpica. Foi marcante o momento em que o Brasil aclamou com muita emoção nas cobranças de pênaltis a seleção brasileira de futebol receber pela primeira vez a medalha de ouro. Contudo, os Estados Unidos da América ficou mais uma vez à frente no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos.

E por falar em EUA, aqui na nossa região, tivemos o prazer de assistir aos jogos na graciosa Mini Vila Olímpica, no Pier 26 do Hudson River Park em Nova Iorque, que permaneceu entre os dias 5 a 11 de Agosto, proporcionando uma semana recheada de eventos gratuitos e exposição do melhor da cultura brasileira, patrocinado pelo Citibank.

rio 2016 brio (4)

O mundo conheceu o Brasil, gostou do que viu e promete voltar mais vezes ao nosso país tropical. E isso é muito bom para o Turismo, crescendo a expectativa para fim de ano e carnaval. Os visitantes conheceram um povo divertido e especialista em hospitalidade, e a cultura brasileira foi amplamente difundida.

Toda esta festa do esporte só poderia acabar em samba com muita alegria no Maracanã. A cerimônia de encerramento além de ter sido uma grande festa brasileira, colorida e maravilhosa, cedeu espaço para um momento surpresa em que o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, vestiu a roupa do Super Mario em Tóquio e saiu do túnel no Brasil. Esse foi só um abre-alas do que o Japão vai mostrar no próximo evento em 2020.

As Olimpíadas Rio 2016 ficaram para história, guardando consigo grandes momentos e fortes emoções. Parabéns a todos os atletas! Parabéns ao povo brasileiro, os donos da festa! Parabéns, Brasil!

rio 2016 brio (1)


Um adulto e dois adolescentes foram presos em Newark, Ironbound, por assalto, roubo e agressão

Previous article

K Kenia: “On We Go”

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade