MundoNotícias

As luxuosas mansões russas nos Estados de Maryland e New York são alvo das autoridades

0

mansoes-russas-maryland

Duas fazendas usadas para atividades de lazer por russos se tornaram alvos da Casa Branca como parte de uma série de medidas de uma disputa diplomática relacionada a ataques cibernéticos.

Os Estados Unidos anunciaram esta semana uma série de medidas contra a Rússia devido às suspeitas de interferência na eleição americana por meio de ataques cibernéticos (realizados por hackers).

Além da expulsão de 35 diplomatas russos, os EUA promoveram o fechamento de dois imóveis, nos Estados de Nova York e Maryland, usados pelo governo russo.

Os Estados Unidos afirmaram que eles eram usados para atividades de inteligência, mas não está claro se os locais estão ligados diretamente ao caso dos ataques cibernéticos.

Há uma divergência entre a Rússia e os EUA sobre o que são esses imóveis.

Uma autoridade do Departamento de Estado americano as classificou como complexos de inteligência protegidos por aparatos de segurança.

Mas o Ministério das Relações Exteriores da Rússia descreveu as duas propriedades como meras “dachas”, o nome russo dado a casas de veraneio – uma imagem muito mais inocente.

Segundo a imprensa americana, a propriedade em Maryland é um retiro usado pela embaixada russa.

O local fica a cerca de 100 quilômetros ao leste de Washington e foi comprado pelo governo soviético em 1972 e usado como resort.

Jantares e presentes ajudaram a melhorar a relação dos russos com seus vizinhos.

Em 1987, um repórter visitou o local a convite de Oleg Sokolov, que trabalhava como ministro na embaixada soviética em Washington.

Ele escreveu uma reportagem relatando que o local tinha uma rede de câmeras de segurança e cercas, mas a atitude dos russos era muito aberta.

“Não temos nada a esconder aqui”, disse Sokolov.

O jornalista descreveu que o complexo era formado por duas mansões, uma quadra de tênis, uma piscina, um campo de futebol, um ancoradouro e seis bangalôs – que estavam fechados. Cerca de 20 russos aproveitavam as instalações.

Quando a União Soviética se desfez, em 1991, o local foi vendido para a Rússia.

A Associated Press afirmou que uma das mansões foi reformada e transformada em 12 apartamentos. A agência disse ainda que foram construídas outras 12 casas, divididas em quatro apartamentos cada. A capacidade total era para 40 famílias, que pagavam uma pequena taxa de manutenção para usar o espaço.

Grande parta da mídia americana voltou suas atenções para o imóvel de Nova York – uma grande casa chamada Killenworth.  A mansão tem 49 quartos e fica em Long Island, próximo a Manhattan.

Segundo o jornal, o clima ficou tenso em 1982, quando o governo de Ronald Reagan acusou russos de espionar indústrias de defesa e tecnologia em Long Island.

O “Buzzfeed” apontou outra propriedade em Oyester Bay como pertencente à Rússia – além de afirmar que houve grande movimento de entrada e saída de veículos no local após o anúncio da Casa Branca.


Reino Unido fará fecundação de bebês de três progenitores

Previous article

Leis que entram em vigor em 2017 na área tri-estatal

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo