ComunidadeNotícias

Afinal, o que significam os símbolos GSM, GPRS, 3G e 4G no seu celular?

0

celular

Quando olhamos para tela de nosso celular, podemos identificar, geralmente ao lado das barras de sinal, estranhos grupos de letras e números que mudam conforme nos movemos: GSM, GPRS, 3G e 4G. Mas, o que eles significam?

Basicamente, não estão diretamente relacionados ao celular, mas sim com a qualidade das antenas e cobertura da rede das empresas de telecomunicação que nos fornecem acesso.

“GSM” e “GPRS”

Estes significam que podemos estar usando algumas das mais antigas tecnologias de dados que existem na Terra. Basicamente, uma tecnologia que não permite um acesso acelerado, e quase incapaz de carregar dados. Logo, só funcionam mesmo para aplicativos que consomem poucos dados, como o WhatsApp (desconsiderando envio e recebimento de mídias) ou semelhantes. Ambas, GMS e GPRS, aparecem quando estamos em uma área sem muita recepção costumam ter uma velocidade média de 0,053 Mbps.

 “E”

Se a letra “E” aparecer, isso significa que o sinal de cobertura já é melhor do que as anteriores, embora ainda não seja muito rápido. A velocidade média aqui é de 0,217 Mbps, algo considerado muito lento se a sua intenção é abrir páginas ou aplicativos mais pesados. Sendo assim, nem pense que poderá baixar fotos ou outros tipos de mídia. O acesso aqui também será limitado ao WhatsApp e semelhantes.

 “HSPA+” ou “H+”

Melhor do que a tecnologia “E”, estes estão mais próximos da família 3G. Os downloads de mídia para este caso já são considerados mais decentes, uma vez que operam a uma velocidade de 7,2 Mbps.

“3G”

Velho conhecido nosso, quando ele aparece, podemos desfrutar de uma internet de alta velocidade. A maioria dos telefones suporta esse tipo de tecnologia, e para alguns deles, ela é o limite. A velocidade média de acesso aqui é de até 168 Mbps, tendo saltos quantitativos e qualitativos, dependendo da operadora.

 “4G”

Disponível apenas em modelos de smartphones mais modernos, o 4G é o que nos permite navegar como se estivéssemos utilizando o Wi-Fi de casa. Ele pode chegar até 3.900 Mbps nos melhores celulares. No entanto, se você utiliza um modelo antigo e nota que sua velocidade em 4G não é tão boa, é porque ele não suporta a tecnologia oferecida, portanto, não poderá navegar na velocidade contratada.


Comer pão torrado pode provocar câncer, segundo estudo

Previous article

Newark School Board’s The Community Team

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade