DestaquesNotíciasUSA

Imigrantes ilegais são alertados para evitarem visitar a Flórida

0

No mês passado, 17 agências de aplicação da lei da Flórida concordaram em cooperar com as autoridades de imigração, incluindo a retenção de imigrantes indocumentados nas prisões locais para entrega ao ICE.

Isso faz da Flórida um estado “inseguro” para imigrantes, de acordo com uma coalizão de organizações ativistas que emitiu uma advertência de viagem para o Estado.

A mensagem dessas organizações é clara: Evite viajar para a Flórida ou mesmo dentro do estado, se tiver que fazê-lo, “evite áreas de alto risco”, de acordo com uma declaração enviada pela Florida Immigrant Coalition.

“Todos os imigrantes são encorajados a reconsiderar sua visita à Flórida e especialmente recomendados para evitar áreas de alto risco, como portos, aeroportos e ônibus Greyhound”.

De acordo com a lei federal, os agentes de imigração e proteção de fronteiras têm autoridade para embarcar em navios nas águas territoriais dos Estados Unidos e entrar em qualquer veículo, ônibus ou trem dentro de 100 milhas da fronteira territorial e marítima. Devido à geografia da Flórida, todo o estado é considerado uma área de fronteira.

Os ativistas disseram que um boicote não é recomendado “neste momento, mas as pessoas que visitam a Flórida são convidadas a usar discrição, entender seus riscos e buscar aconselhamento jurídico”, acrescentaram.

O aviso vem após uma análise realizada pelo Pew Research Center, que indicou que a Flórida foi o estado com maior aumento nas detenções de imigrantes indocumentados no último ano.

Flórida registrou o maior aumento nas prisões de imigrantes no ano passado, enquanto o Texas teve o maior líquido este ano, de acordo com uma análise do Pew Research Center baseado em dados de Imigração e Alfândega (ICE). A polícia de imigração prendeu 6.192 pessoas na Flórida em 2017, um aumento de 76% em relação a 2016.

Em 2017, as prisões de imigrantes aumentaram 30% em todo o país em relação ao ano anterior, de acordo com a análise de Pew realizada com dados do ICE. No ano passado, a agência federal deteve 143.470 pessoas e as maiores cifras líquidas foram registradas em Dallas (16.520 pessoas).

O aumento deve-se, em parte, a uma mudança de política na administração do presidente Donald Trump.

Em 25 de janeiro de 2017, Trump assinou uma ordem executiva que confere à ICE autoridade para deter imigrantes indocumentados nos EUA, independentemente de ter ou não um registro criminal.

Pelo contrário, sob o presidente Barack Obama, a ICE concentrou-se na detenção de imigrantes indocumentados com história de crimes graves, explicaram os autores do relatório Pew.

Apesar do aumento geral das prisões em 2017, a ICE fez duas vezes mais prisões no ano fiscal de 2009, quando Obama assumiu o cargo (297.898 pessoas detidas). Esse total diminuiu nos anos seguintes, quando Obama implementou a mudança de política para se concentrar nos indocumentados com antecedentes criminais.


Justiça impede Trump de deportar os “dreamers”, que são mais de 800 mil imigrantes

Previous article

Philippe Coutinho, jogador brasileiro atualmente no Barcelona, pondera pedir nacionalidade portuguesa

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques