MundoNotícias

Dono de prédio que desabou em Bangladesh representa império do crime

0

bangladesh predio desabamentoPróximo da capital de Bangladesh, o subúrbio de Savar é um centro industrial caótico repleto de fábricas que produzem roupas para marcas ocidentais. Os códigos de construção são muitas vezes ignorados, a supervisão regulatória é fraca, e os poderosos muitas vezes são acompanhados por guardas armados. E talvez ninguém exercesse este tipo de poder mais descaradamente do que Sohel Rana. Ele andava de motocicleta, seguido por sua própria gangue de motoqueiros. Autoridades locais e da mídia de Bangladesh disseram que ele estava envolvido com o tráfico de drogas e de armas ilegais, mas também era dono de um edifício, o Rana Plaza, que abrigava cinco fábricas.

Agora Rana, 35 anos, está preso. Ele é o homem atualmente mais odiado em Bangladesh por causa do desabamento do Rana Plaza na semana passada, que deixou mais de 500 mortos , com muitas outros ainda desaparecidos.

Para construir o Rana Plaza, Rana e seu pai intimidaram proprietários de terras adjacentes, segundo alguns donos das terras, e tomaram propriedades à força. Seus aliados políticos deram a eles uma licença de construção apesar de alegações duvidosas de serem donos da terra, e receberam uma segunda autorização posterior para adicionar andares superiores que poderia ter desestabilizado o edifício. Então, no dia 23 de abril, os trabalhadores do terceiro andar foram surpreendidos por um barulho que parecia uma explosão. As fissuras tinham aparecido no edifício.

No final da manhã, os representantes de Rana haviam chamado Abdur Razzaque Khan, um engenheiro. Quando levado para o terceiro andar, Khan examinou três pilares de sustentação e ficou horrorizado.

Ele desceu as escadas e disse a um dos administradores de Rana que o prédio precisava ser fechado. Mas Rana, aparentemente, não ficou impressionado. Ele estava participando de um julgamento que contava com a cobertura de mais de dez jornalistas locais.

Na manhã seguinte, o Rana Plaza desabou. Rana conseguiu escapar de seu escritório no porão, mas acabou sendo encontrado perto da fronteira com a Índia .

Tanto Rana quanto um de seus representantes estavam disponíveis para comentar o assunto. Ele já disse que foram os donos da fábrica que insistiram na abertura da fábrica no dia do colapso, e o pai de Rana e vários dos proprietários foram presos.

Mesmo agora, muitas pessoas em Savar continuam acreditando que Rana não será preso.


Erupção do vulcão Mayon deixa cinco mortos nas Filipinas

Previous article

Explosão de caminhão-tanque deixa 18 mortos no México

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo