ComunidadeNotícias

Os Mitos e Fatos sobre Cursos de Fotografia, Explicados

0

curso fotografia

Hoje em dia, há muitas opções disponíveis para aqueles que querem aprender a arte da fotografia. Mas, como qualquer investimento, é aconselhável fazer a sua investigação a fim de ser um consumidor informado antes de se propor a um investimento importante. Afinal, você quer seu dinheiro e tempo bem aplicados! Sentei-me com o fotógrafo profissional e professor, Alex Borghi, para discutir as coisas que você deve procurar em um curso de fotografia. Alex recentemente abriu um estúdio e escola em Newark. Nos últimos seis anos, tinha sua escola de fotografia em New York e também ministrou cursos em Connecticut, Boston, Filadélfia e Newark;  tambem ministrou cursos na UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles). Alex tambem foi um estudante, graduando-se com uma licenciatura em Fotografia Comercial do Brooks Institute, considerada  a melhor universidade do país para a fotografia. Mas mesmo antes de se tornar-se um fotógrafo comercial e professor, Alex já havia tido uma longa carreira como fotojornalista; trabalhando para a Folha de São Paulo, no Brasil e em vários jornais aqui nos Estados Unidos. Com uma extensa carreira em fotografia, claramente suas opiniões sobre o estudo da fotografia são muito valiosas. Ele dispõe de muitos conhecimentos e conselhos importantes para novos entusiastas da fotografia, sendo  generoso em compartilhar sua experiencia.Sendo assim, para quem deseja fazer um curso em fotografia, aconselho a todos usufruir dasboas informações contidas nesta entrevista.

MI: O que você acha que os alunos devem procurar em um curso de fotografia?

AB: Acima de tudo, você deve olhar para o trabalho do instrutor. Peça para ver o portfólio dele ou dela. Você quer ter a certeza que o instrutor tem um elevado nível de qualidade nas fotos e com uma variedade de estilos diferentes. Se o portfólio falta qualidade,  as chances são de que você não vai aprender com este instrutor, as técnicas e ferramentas necessárias para fazer as melhores fotos possíveis. Variedade de estilos de imagem também é importante. Você tem que saber o que o instrutor será capaz de te ensinar ao fotografar, retratos, books, produtos, eventos, editoriais e muito mais. Em segundo lugar, você definitivamente deve perguntar ao instrutor sobre sua experiencia profissional. São duas perguntas muito importantes: 1) Há quanto tempo ele ensina?  e 2) Que tipo de experiência profissional tem trabalhando como fotógrafo? Estas duas questões são cruciais. Você quer saber o se seu professor de fotografia tem experiência prática no campo, caso contrário como é que ele vai ensinar você a se tornar um fotógrafo ou se preparar para uma carreira, se ele mesmonunca trabalhou como fotógrafo? Novamente, peça para ver esta experiência sob a forma de portifólio. As fotos devem falar por si mesmas. Pergunte onde o instrutor ensinou anteriormente  e onde ele estudou, para que voce tenha uma idéia do nível didatico que posuem. Qualquer um pode entitular-se professor, então antes de você investir seu dinheiro descubra quais são suas qualificações, como consumidor você tem o direito de saber! Se o instrutor se recusar em dar essas  informações pessoais ou se sentir insultado comestas perguntas, aconselho você seguir em frente e continuar sua pesquisa.

MI: Que tipo de benefícios o estudante deve ter ao completar um curso de Fotografia? Certificados, selos e carteiras de fotógrafo, essas credenciais são necessárias para aqueles que querem seguir em uma carreira na fotografia?

AB: Boa pergunta! Olha, eu ofereço um certificado de conclusão no final dos meus cursos podendo ser autenticado no Consulado Geral do Brasil em Nova York, para que os alunos tenham uma prova, um documento que comprova que frequentaram  um curso técnico em Fotografia. Não há nada de errado com certificados e selos, oferecem tanto ao aluno como ao instrutor, umavalidação oficial na conclusão do curso. Dito isso, deixe-me dizer também que a oferta de um selo ou certificado no final do curso não deve ser a razão para o aluno decidir onde fazer o  curso. Qualquer um pode projetar e imprimir um selo ou certificado.  Honestamente falando, não é o certificado ou carteirinha que irá ajudá-lo a conseguir trabalho. Fora o curso em si,esse tipo de coisa geralmente detém pouco valor ou reconhecimento.

 

 

 

MI: Vejo que eu levantei  algo que te toca bastante.

AB: Sim, bem isso é um assunto que realmente me preocupa. Muitos estudantes vêm para minhas aulas, depois de ter gasto muito dinheiro em cursos que não lhes deram nenhum valor real, a nao ser o de oferecer um selo e uma carteirinha no final do curso; com a promessa de que isso lhes darão acesso e oportunidades de emprego. Isto é absolutamente falso! Me incomoda ver os estudantes seremmau orientados desta maneira. A maioria desses alunos são pessoas que trabalham duro, e não gosto de vê-los sendo enganados. Isso deixa neles uma amarga experiência com relaçãoa fotografia. Procuro  muito me dedicar para nutrir a paixão dos meus alunos sobre fotografia. Para mim, não é apenas fazer dinheiro, é um modo de vida,portanto é realmente difícil para mim ouvir pessoas que se aproveitam desta forma.

 

MI: Alex tudo bem, concordo com você nesse ponto. E, vejo a paixão que tem para o ensino. Mas, se um certificado não é importante para um trabalho, o que o aluno deve esperar de mais valioso no final de um curso de Fotografia?

AB:  Bem, além de conhecimento e habilidades, deixe-me te dizer a coisa mais valiosa que um estudante deve ter ao completar um curso de fotografia. No final de um curso,o aluno deve ter uma coleção de imagens de alta qualidade para seu portfólio. Isto é o que conta ao apresentar a empregadores e potenciais clientes. Clientes e empregadores não estão interessados em ver, certificados e carteiras. O que eles querem ver são imagens de alta qualidade. Isto é o que irá ajudá-lo a conseguir seu primeiro emprego, e realmente é tudo o que importa na profissão de fotografia. Um bom curso deve permitir-lhe a oportunidade de terminar com uma variedade de fotos profissionais sob a crítica e a orientação do instrutor, que, sendo um fotógrafo profissional, saberá exatamente o que os empregadores e clientes estão buscando ao contratar alguém. Eu tive uma série de talentosos estudantes que passaram a trabalhar como fotógrafos profissionais e é o portifolio que eles desenvolveram duranteo curso que lhes abriram várias portas, e não o certificado.

 

MI: Uma última pergunta Alex, você tinha uma escola bem sucedida em NY. O que você trouxe para Newark?

AB: Eu realmente gostei de estar em NY. Mas com o tempo percebi que a maioria dos meus alunos eram de NJ e região e não era muito fácil para eles irem ate NY, especialmente durante a semana, além de ser muito mais viável com relação as despesas da escola. Já a algum tempo, muitos mepediam para abrir um espaço em Newark. Então, finalmente decidi me mudar para cá… o resultado foi muito positivo para a escola de fotografia. Tenho sido bem recebido por todos da Comunidade, e o interesse demonstrado foi surpreendente. Eu realmente gostava de estarem NY,sempre terei boas recordações de lá. Estou muito entusiamado nessa nova fase da escola e do estúdio.

MI: Para os que desejam mais informações sobre seus cursos, como devem fazer?

AB: As próximas turmas começam: aos Domingos dia 29 de Setembro das10 as 3pm – Segundas e Terças dia 30 das 7 as 9pm. Os interessados em maiores informações sobre o curso podem ligar (805) 636-4460. Podem acessar www.alexborghi.com para ver meu trabalho.


Ações asiáticas recuam em meio a incertezas sobre política do BC americano

Previous article

Três adolescentes são acusados de matar um homem desabrigado em Hoboken

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade