ComunidadeNotícias

Artista Maranhense faz sucesso no “Writers In Performance 2013″

0

Victor Vauban Junior (5)“Maranhense Estreia Nova Peça em Nova York.” Maranhense éatração em Nova York.

Nos últimos dias 6 e 7 de Dezembro, a artista Maranhense Victor Vauban Junior brilhou com a apresentação da sua peça,“Brother Soul” no palco do Tribeca Performing Arts Center de Nova York.“Brother Soul” é um dos seus ultimos trabalhos como escritor. Totalmente escrito em inglês, “Brother Soul” ou “Irmao de Alma” deixou aa plateia do conceituado teatro com aquelefriozinho na barriga quando a peça foiintroduzida. Sempre abordando assuntos polêmicos, que refletem temas relacionados a condição humana e dilemas constantemente enfrentados pela sociedade;o escritor maranhense apresentou este ano contundente historia de dois irmãos que sofrem as tribulações relacionadas ao descaso e abandono infantil. Separandos na infância,os dois irmãosse reencontram após a morte dos seus pais, vinte anos depois da separação. As aflições, angústias eesperanças estão presentes neste antecipado encontro cheio de revelações, frustracões, esperança e aceitação.

Em 1999, durante a sua formatura pelo Instituto Brasil-Estados Unidos, no Rio de Janeiro, onde recebeu uma bolsa de estudos para estudar Inglês, Victor nunca imaginou que um dia estaria escrevendo estorias em um outro idioma, em um outro país. Com o novo titulo de escritor, Victor, artista circense natural de São Luis do Maranhão e radicado nos Estados Unidos desde 2003, vem diversificando ainda mais a sua carreira desde que deixou sua cidade natal em busca de melhores oportunidades de trabalho no Rio de Janeiro, onde ingressou na conceituada Escola Nacional de Circo. A partir dai, não lhe faltaram convites para integrar diversas compahias de circo e dança.No Brasil como circense trabalhou com, “Os Trapalhões,” “Beto Carrero show,” “Gran-Bartholo Circo” e o “Gran-Circo Norte Americano.” Nos palcos cariocas, o bailarino teve a oportunidade de trabalhar com outros conceituados bailarinos e coreōgrafos tais como Valeria Monã, Charles Nelson, Claudia Ribeiro, Yolanda Demetrio, Gilberto de Assis, Valter Ribeiro e o Mestre Boca Nua, hoje radicado na Italia. Na Tv participou de Seriados da Tv manchete e Tv Globo; e ainda no Teatrotrabalhou com atriz Neusa Borges e com o saudoso professor e director Sergio Britto.

Atualmente em Nova York, Victor faz faculdade de teatro buscando um diploma em artes cênicas, além edar aulas de circo no projeto social do Cirque du Solei, ele frequentemente participa de peças off-Broadway; e quando tem uma folga faz shows de Samba para matar a saudade do Brasil. Para dar continuidade ao trabalho social que já fazia no brasil, em Nova York, Victor vendo fazendo intensas pesquisas e abordagens relacionadas a cultura Afor-Brasileira e Americana associadas com a “ Diáspora”que representa um grupo de pessoas que vivem fora da área em que eles viveram por muito tempo ou em que seus antepassados viveram. “Ē importante nao esquecermos do nosso passado, de onde viemos e para onde vamos se sonhamos com um futuro decente para o nosso povo. Estou bastante entusiasmado com este novo desdobramento na minha carreira artistica, onde posso abordar temasrelavantes ao nosso povo. Sempre digo aos meus conterraneos ‘Vale a pena sonhar e lutar por um ideal. Educação vem sempre em primeiro lugar’.”

O “Writers In Performance” ou “Escritores em Cena”comecou de uma oficina que foi criada em 2006, que tinha como finalidade reunir todos os anos um grupo diversificado de escritores e artistas para um exercicio aberto desinado a exploraração de novos temas, a criação em parceria e a expansão da criatividade de novos e veteranos escritores. O sucesso foi tanto que a oficina acabou se transformando em algo muito mais sério e consistente onde escritores após selecionados agora são convidados a apresentar seus trabalhos no palco do Tribeca Perfoming Arts Center, que este mês esta completanto trinta anos de sucesso. “Estou muito feliz por fazer parte desta experiência incrível dentro desta comunidade de grandes escritores. Sendo parte dos “Writers In Performance,” eu comeceiexplorar a idéia de escrever as minhas próprias peças. Eu descobri o meu potencial como escritora e atriz. Eu pretendo continuar batalhando na carreira de atriz e escrita Eu queroviver todos os meus sonhos acordados.” Diz Corane Scott, outraescritora selecionada este ano pela primeira vez.

“A diversidade não é somente, com relação a etniamas também a idade, experiência e estilos dos escritores,” diz Mario Giacalonecoordenador e director deprogramacao do Tribeca Performing Arts Center. A oficina sempreincorpora jogos teatrais, trabalhos em grupos e muita criatividade no processo e desenvolvimento dos escritoires. Um tema é estabelecido e um determinado numero de peças são escritas e algumas são escolhidas para serem realizadas. O tema deste ano foi “Escape.”Cada membro teve a oportunidadepara encenar sua própria peça e pode ser convidado a participar como membro do elenco em outras pecas também. A performance é considerada tambem como uma vitrine para os escritores. A oficina e’ supervisionada por Caron A. Levis, premiada escritora com varias publicacoes de sucesso; entre eles, “Permission Slip.”

No eleco foi composto por:

Cristina Hernandez, Dominique Lynch, Victor Vauban Jr, Gina Stevensen, Lauren Fales, Ural Grant, Susan Oetgen, Sarah-Doe Osborne, Corane Scott, Diana Silos, Tidtaya Sinutoke and Jeff Lutz.


Victor Vauban Júnior
Actor – Dancer – Circus Performer


Jovem ator brasileiro estreia nos Palcos de New York

Previous article

Heróis Urbanos: Histórias Reais de Heróismo em Tempo de Celebrações

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade