ColunistasFrancisco SampaNotícias

Francisco Sampa: Você sabe com quem “tá” falando????

1

francisco_sampaEsta é uma das frases que mais ouvi nos últimos 49 anos de vida,  explico: tenho 56 anos,  mas trabalho desde os 7 anos, portanto  lá se vão 49 anos de luta pela sobrevivência e escutando o famoso bordão.

Todo mundo se acha autoridade e importante na terra brasilis. Basta botar um terno  para ser chamado de “seu dotô”, todo mundo é autoridade, do porteiro do puteiro ao motorista do vereador de uma cidade de interior,  se for de deputado, valei-me Nossa Senhora –  aí é  que é “artoridade” mesmo.

Tudo isso é o reflexo da falta de cultura e educação de um povo, pois até onde eu sei,  doutor é todo aquele que fez doutorado, mas  como em terra de cego quem tem um olho é rei segundo a máxima popular, eu considero que quem tem um olho é caolho. Muitas das mazelas que afligem nosso povo nas áreas de saúde , segurança e na administração pública é fruto da falta de educação, de comandantes eleitos e comandados eleitores ,  dos eleitores principalmente, falta discernimento para escolherem os pseudo-líderes,  que após eleitos e empossados,  passam a ser os responsáveis pelo destino da nação e das verbas públicas.

São  tantos os casos de safadeza  e  pouca  vergonha envolvendo eleitos e eleitores, que fica  difícil dar  um exemplo, pois o  descalabro na administração  brasileira chega perto da casa da mãe Joana, ops. Num passado próximo, a Casa Civil do Governo Federal foi palco de grandes escândalos logo,  no mais importante Ministério do Governo Brasileiro, centro de decisões importantes para o destino da nação. A coisa começou com Zé Dirceu, depois Erenice Guerra, teve o Palocci e a punição de acordo com a lei levou exatamente 8 anos para começar a ser aplicada. Um escândalo aqui,  outro ali e tudo ficou como antes  na casa e no quartel de Abrantes.
São tantos os escândalos e tantas as autoridades que em cada esquina só se ouve:  “você sabe com quem “tá” falando????”, o povo escancara a boca e diz que a culpa é do governo,  dos políticos…

A pergunta que sempre faço: quem nasceu vereador, prefeito, deputado , governador, senador ou presidente????, nascemos gente  e depois  cada um escolhe ou é levado por um caminho e   nele existem várias opções: a certa, a errada e a permitida pela lei de Deus e dos homens. Nem sempre a certa traz o lucro rápido,  o sucesso,  a fama e a grana desejada.  Muitos,  movidos pela ambição,  relevam o ser em função do ter, muito e rápido  e  agora entre ter e ser,  as pessoas,  não só no Brasil  como no mundo todo,  preferem dizer: eu tenho!,  ao invés do eu sou! – uma das coisas boas que aprendi lá pras  bandas do grande irmão do  norte, a terra do Tio Sam,  onde o mundo vai em busca do “American Dream”,  ao invés da pergunta  “você sabe com quem tá falando?“, lá a pergunta é: “quem é você?”, uma diferença substancial e de suma importância, parece tão simples,  mas é importante nas relações pessoais e profissionais, uma demonstração de cultura,  onde todos são iguais diante das leis divinas.  Segundo, muitas constituições  deveriam ser pela visão dos homens, mas  entre  as frases “você sabe com quem está falando??? ou “quem é você?” – existe um grande abismo cultural  que cabe a  cada um de nós lutar  para cruzar, buscando a construção  de uma nação tão grande quanto o território da República Federativa do Brasil. O episódio dentro da padaria Maratto, na vizinha cidade de Natal, a capital potiguar, envolvendo o desembargador Dilermano Motta do Tribunal de Justiça do estado do Rio Grande do Norte, um garçom e o outro um empresário, revela  bem o abismo  que  vivemos.Todo sujeito  que usa  um terno e tem  um cargo público  se  acha  autoridade. Portanto  caro  leitor,  da próxima vez que  ouvir essa pergunta, devolva  com a seguinte frase “quem é você???”.

Cordial  e  fraternal  Sampraco direto da Primeira Capital  do Ceará.


Social Press . 09/01/2014

Previous article

Léa Campos: Adeus “Pantera Negra” Eusébio da Silva Ferreira

Next article

You may also like

1 Comment

  1. Hello Amigo Sampa
    Gostei do seu artigo.
    Como vao as coisas pra vc aqui no nosso Brasil?
    Um abraco aqui do aeroporto de Guarulhos, São Paulo
    A caminho de São Luiz do Maranhao
    Votos de um Bom Ano de 2014 com muito saude e alegria
    Um abraco
    Joe Costa
    (De Newark, NJ)

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Colunistas