MundoNotícias

Senado confirma primeira mulher como presidente do banco central do país

0

IMF MACRO POLICYO Senado confirmou na segunda-feira Janet Yellen como a próxima presidente do Federal Reserve (FED) , para substituir Ben Bernanke, o que a tornará a primeira mulher na história a dirigir o banco central do país.

Yellen , 67, e vice-presidente do Fed durante três anos, foi aprovada pelo Senado com 56 votos a favor e 26 contra. Yellen , com uma carreira de duas décadas no Federal Reserve, disse na sua confirmação que uma de suas prioridades seria a de reduzir o desemprego, que é de 7 %, de acordo com os últimos dados disponíveis.

Em um comunicado , o presidente dos EUA, Barack Obama, destacou o compromisso de Yellen com o Fed: manter a inflação sob controle e trabalhar ao mesmo tempo para resolver o maior desafio da economia dos EUA que é reduzir o desemprego e criar empregos.

” Ela entende que promover um sistema financeiro estável vai ajudar a economia global e proteger os consumidores . Espero que ela lute pelos trabalhadores americanos , proteja os consumidores , aumente a estabilidade do nosso sistema financeiro e ajude a nossa economia a continuar crescendo nos próximos anos “, acrescentou o presidente.

Com um perfil público discreto , Yellen que é reivindicada pelos setores mais liberais do Partido Democrata , valoriza o seu apoio à política de estímulo agressivo lançado por seu antecessor para revitalizar a economia após a crise financeira grave de 2008.

Em geral, os senadores que se opuseram à nomeação de Yellen argumentaram que as políticas expansionistas do FED são contribuir para melhorar a perda de poder de compra por enfraquecimento do dólar e um sobreaquecimento da economia .

No entanto, Bernanke, o ex-presidente do FED, anunciou em meados de dezembro , o início de uma redução moderada do programa de compra de títulos e outras medidas na mesma linha para melhorar o clima econômico .

Yellen enfrentará agora a difícil tarefa de determinar a taxa de saída progressiva dos incentivos , uma nova fase para o FED , que, apesar das críticas que tem recebido tem sido essencial para evitar uma crise mais profunda na maior economia do mundo.

Além de se tornar a primeira mulher no comando do Fed em sua história de cem anos , a economista de prestígio também é a primeira indicada por um presidente democrata para liderar a instituição desde 1979, no governo do então presidente Jimmy Carter que nomeou Paul Volcker .


Lugar mais seguro do avião é a parte traseira

Previous article

Filha do rei da Espanha é acusada de suposto crime fiscal e lavagem de dinheiro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo