MundoNotícias

Ataques na Nigéria deixam 118 mortos e 56 feridos

0

nigeria

Pelo menos 118 pessoas morreram e 56 ficaram feridas em um atentado cometido em um mercado lotado na cidade de Jos, centro da Nigéria, na terça-feira, anunciou a Agência Nacional de Gestão de Crises (Nema, na sigla em inglês) agora à noite.

— O número de corpos está, atualmente, em 118 — declarou o coordenador da Agência, Mohammed Abdulsalam, ressaltando que “pode haver mais corpos sob os escombros”. No boletim anterior divulgado pelo delegado de Polícia do estado de Plateau, Chris Olakpe, o número de vítimas chegava a 46 mortos e 45 pessoas gravemente feridas. De acordo com Pam Ayuba, porta-voz do governo, muitas vítimas são mulheres.

Dois carros-bomba explodiram no mercado Novo Abuja, em Jos, capital do estado de Plateau. A autoria do atentado ainda não foi reivindicada, mas o grupo radical islâmico Boko Haram já cometeu vários ataques em Jos.

O primeiro carro-bomba foi detonado no mercado por volta das 15h00 (11h00 de Brasília). Equipes de socorro chegaram rapidamente ao local. Cerca de 20 minutos depois, um micro-ônibus explodiu, atingindo, segundo testemunhas, as equipes de socorro que tentavam chegar às vítimas do primeiro ataque.

— O que estamos fazendo agora é tentar levar os corpos.  (…) Vários deles estão tão carbonizados que não podemos identificar as vítimas — disse Abdulsalam, da Nema, acrescentando que — as chamas continuam fortes e várias lojas foram completamente queimadas.

Criticado por sua lentidão e pela falta de iniciativa no conturbado momento atravessado pelo país, o presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, condenou rapidamente esses atentados, que, segundo ele, são “um ataque trágico contra a liberdade humana” cometido por homens “cruéis e diabólicos”.

— O governo continua completamente comprometido em ganhar a guerra contra o terrorismo — garantiu a nota divulgada pela Presidência.

O estado de Plateau marca o limite entre o sul cristão e o norte de maioria muçulmana no país mais populoso da África, maior potência econômica do continente. No passado, o estado e a capital Jos foram cenário de episódios de violência intercomunitária, assim como de ataques do Boko Haram.

No domingo passado, 18 de maio, quatro pessoas morreram em um ataque suicida cometido em Kano (norte), em um bairro de maioria cristã, com muitos bares e restaurantes. Na terça, a polícia disse ter detido dois suspeitos de envolvimento nesse atentado.

Em um mês, dois atentados com carros-bomba deixaram quase 100 mortos em Abuja, capital federal (300 km ao sudoeste de Jos). O primeiro foi reivindicado pelo Boko Haram, envolvido em ações letais no país desde 2009.


Ex-presidente egípcio Mubarak condenado a três anos de prisão

Previous article

Mantega diz que resultado do IPCA-15 indica tendência de queda da inflação

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo