ComunidadeNotícias

Utah cancela 5,9 mil carteiras de motoristas de imigrantes

0

utah

O estado de Utah divulgou uma estatística dos primeiros cinco anos de mudanças nas leis estaduais para obtenção da carteira de motorista. O saldo foi positivo, segundo as autoridades locais. Ao todo 5.923 imigrantes indocumentados dirigiam no estado usando carteiras de motoristas regulares e tiveram seus documentos confiscados.

O estado oferece um cartão que possibilita aos imigrantes indocumentados a dirigir no estado, mas o documento não pode ser usado como documento de identificação. Cerca de 35 mil pessoas possuem o cartão.

Com a mudança na lei há cinco anos, o estado passou a exigir a apresentação do cartão do social security, passaporte ou outro documento que prove a situação legal no país. O estado tem ainda um sistema eletrônico de fotografia que faz o reconhecimento facial de cada motorista. Cerca de 400 pessoas foram presas graças à nova tecnologia.

O número de carteiras ilegais apreendidas surpreendeu as autoridades do estado. “É muito maior do que imaginávamos”, disse o Nannette Rolfe, diretora da Divisão de Carteiras de Motoristas de Utah (Utah Driver License Division). Porém, os números agradaram ao governo. “Esse documento poderia dar aos imigrantes indocumentados direitos que eles não têm. Eles poderiam, por exemplo, tentar votar nas eleições”, disse ela.
O senador Curt Bramble (R), que ajudou a passar a legislação, aprovou os esforços do estado em barrar a emissão de carteiras de motorista regulares para os imigrantes indocumentados. “Isso é reconfortante. Mostra que estamos no caminho certo”, disse ele.

O novo sistema implantado há cinco anos também ajudou o estado a flagrar outros problemas na emissão de carteiras de motoristas. Muitos motoristas que não tinham direito ao privilégio de dirigir no estado ou tentavam tirar uma segunda carteira para favorecer parentes indocumentados foram barrados.

Até agora 20 estados americanos possuem o mesmo sistema que dificulta e barra os imigrantes indocumentados usando cartão do social security falso na hora de requerer a carteira de motorista. A expectativa é que o número de estados aumente devido ao Federal Real ID Act – lei aprovada em 2005.

Depois de algumas mudanças e controvérsias, a primeira fase do Federal Real ID Act finalmente teve início em 20 de janeiro de 2014 e pelo que tudo indica, deve estar totalmente implantada até o fim de 2016. O objetivo da lei é ampliar a segurança do país principalmente contra o terrorismo, para isso a emissão de documentos como a carteira de motorista sofreu alterações para dificultar a fraude.
Uma das principais alterações será a necessidade da apresentação de passaporte para embarque em voos domésticos, inclusive para cidadãos americanos.


Falecimento: Família de Matheus Rafaelli Chaves convida para o velório

Previous article

Social Press . 07/08/2014

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade