Notícias

Mitos e verdades sobre o macarrão

0

macarrao

Saboroso, com diferentes tipos de molhos e formatos, o macarrão faz sucesso na mesa dos brasileiros. Aos domingos, então, ele tem lugar cativo em muitos lares. Mas qual tipo é mais saudável? Quando devemos comê-lo? A fama de inimigo da balança faz sentido? Hoje você vai conhecer os mitos e as verdades que cercam o macarrão.

1- Comer muito macarrão deixa a pessoa com a sensação de cansaço.
Verdade. Comer muita massa e de forma isolada aumenta a insulina no sangue e dificulta a digestão, ocasionando a sensação de cansaço. Portanto, a refeição deve ser equilibrada, apresentando de três a cinco tipos de vegetais, uma porção de proteína animal e outra proteína vegetal e uma porção de carboidrato integral, de preferência.

2- Macarrão instantâneo é um vilão da saúde tanto pela massa quanto pelo tempero.
Verdade. É um tipo de macarrão altamente processado. Muitas vezes frito no óleo de palma para cozinhar rápido, carregado de sal, sabores artificiais, glutamato monossódico e conservantes. A quantidade de sódio presente em apenas uma porção de macarrão instantâneo chega a ser superior a uma colher rasa de sal, equivalente a toda quantidade recomendada de consumo da substância para um dia inteiro.

3- Posso comer macarrão integral à vontade.
Mito. Macarrão integral tem as mesmas calorias ou até mais do que o tradicional, por conter mais nutrientes. O lado bom é que, pelo fato de possuir fibras, contribui para a saciedade, diminuindo, assim, o consumo.

4- O molho pode engordar mais do que o macarrão.
Verdade. Se o molho for à base de queijos amarelos, óleos e manteigas, sim. Mas existem molhos mais leves, como o molho sugo à base de tomate, com legumes o e de cogumelos. Vale ressaltar que o molho de tomate deve ser natural, que além de ser menos calórico é muito saudável. Já o industrializado, apresenta alto teor de sódio. Se for usá-lo, prefira a versão light.


Flashes do Jantar Beneficente para Luis Silva dia 19 de Março no casa Nova Grill

Previous article

Pioneiro do Cinema Novo, Nelson Pereira dos Santos é celebrado em New York

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Notícias