MundoNotícias

Revelados segredos da Igreja da Cientologia em documentário de TV

0

_cientologiaA Cientologia foi fundada na Califórnia nos anos 1950 pelo escritor de livros de ficção científica L. Ron Hubbard. Em alguns países, inclusive nos Estados Unidos, tem condição de religião. Mas, em outros, como a França, é considerada uma seita.

Sabe-se que os responsáveis pela religião não poupam esforços para silenciar seus críticos, recorrendo a tribunais e lançando campanhas de propaganda. Mas com a chegada da internet e as redes sociais, a tarefa de proteger a imagem da igreja tornou-se cada vez mais difícil.

Exemplo disso é a repercussão na internet de um documentário transmitido no domingo pelo canal de televisão americano HBO, no qual são feitas acusações sérias contra os responsáveis pela Cientologia.

O documentário é chamado Going Clear: Scientology and the Prison of Belief (Esclarecendo: Cientologia e a Prisão de Crença, em tradução livre), baseado no livro de mesmo título de Lawrence Wright, ganhador do prêmio Pulitzer.

Dirigido por Alex Gibney, que ganhou um Oscar em 2008, o documentário entrevista ex-importantes membros da Igreja que revelam, entre outros pontos, a alegada manipulação a que alguns seguidores são submetidos, incluindo nomes conhecidos, como os atores Tom Cruise e John Travolta.

Veja alguns dos detalhes sobre a Igreja da Cientologia revelados:

  1. Membros da Igreja “são submetidos a abusos físicos e psicológicos”

O documentário fala sobre a política de “desligamento”, que obriga os seguidores da Igreja a cortar todo contato com família e amigos que deixam a fé.

Além disso, dá detalhes sobre o que é conhecido como “The Hole” (o buraco), cativeiros onde, supostamente, são mantidos membros e que seriam abusados física e psicologicamente.

Além disso, segundo o documentário, membros da Sea Org – que tem uma seção infantil na qual crianças começam a trabalhar desde cedo – são aconselhados a não ter filhos e, em caso de gravidez, o aborto é sugerido.

2 – A Cientologia “pressionou autoridades para ser declarada uma religião e não pagar impostos”

No documentário, afirma-se que L. Ron Hubbard – que é acusado de mentir sobre seu histórico no Exército dos EUA e de maltratar sua segunda esposa – decidiu criar a Cientologia para ganhar dinheiro.

A organização – que o Going Clear diz ter 50 mil membros – não paga impostos há décadas e deve centenas de milhões de dólares a autoridades.

3 – Detalhes da religião “são conhecidos apenas após o pagamento de milhares de dólares”

Ao contrário do que acontece na maioria das religiões, membros na Cientologia

têm de pagar por anos para subir dentro da Igreja e só quando atingem certo nível, conhecido em inglês como “Operating Thetan III”, têm acesso a documentos escritos pelo próprio Ron. L. Hubbard.

4 – A Igreja da Cientologia “causou a separação de Tom Cruise e Nicole Kidman”

Um ex-alto funcionário da Igreja conta como supostamente a organização não via com bons olhos a relação de Tom Cruise, seu membro de mais alto perfil, e Nicole Kidman, que estiveram casados entre 1990 e 2001.

5 – John Travolta “não deixa a Igreja por medo de que detalhes de sua vida pessoal sejam revelados”

Os membros da Cientologia são regularmente submetidos a chamadas auditorias, confissões gravadas e nas quais explicam detalhes de sua vida pessoal, então usadas para “chantagear” membros descontentes com a organização.


Atlético-MG espera acordo com Giovanni Augusto para anunciar Thiago Ribeiro

Previous article

Modelo australiana lança campanha contra o “plus size” no mundo da moda

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo