MundoNotícias

Polícia prende ex-presidente da CBF e mais seis dirigentes da Fifa investigados por corrupção

0

cbf jose maria marin

Autoridades suíças deflagraram ontem (quarta-feira 27), uma operação para prender altos dirigentes da Fifa e extraditá-los aos Estados Unidos, onde são investigados por corrupção.

Conforme a BBC, sete dirigentes da Fifa foram presos em um hotel em Zurique, na Suíça, na manhã desta quarta-feira, sob acusações de corrupção, incluindo o ex-presidente da CBF, José Maria Marin. Ele teria sido visto deixando o hotel acompanhado por policiais, que carregavam sua mala e seus pertences em uma sacola plástica.

Além de Marin, foram presos Jeffrey Webb, presidente da Confederação das Américas Central e do Norte (CONCACAF) e vice-presidente da Fifa; Eduardo Li, presidente da Federação da Costa Rica; Julio Rocha, agente de desenvolvimento da Fifa; Costas Takkas, da Concacaf; Eugenio Figueredo, ex-presidente da Conmebol; e Rafael Esquivel, presidente da Federação da Venezuela e integrante da Conmebol.

O Departamento de Justiça americano foi o responsável por pedir as prisões. Entre os dirigentes investigados estão ainda Jack Warner, ex-vice-presidente da FIFA e membro do comitê executivo e Nicolás Leoz, ex-membro do comitê executivo da Fifa e presidente da Conmebol.

Segundo o jornal “The New York Times”, as acusações estão relacionadas a um vasto esquema de corrupção dentro da Fifa nos últimos 20 anos, envolvendo fraude, extorsão e lavagem de dinheiro em negócios ligados a copas do mundo e acordos de marketing e transmissão televisiva. Segundo o portal Lance!, ainda nesta manhã a polícia americana realizou uma busca nos escritórios da Concacaf em Miami, no estado da Flórida, nos Estados Unidos.

Em entrevista coletiva durante a manhã, em Nova York, a Secretária de Justiça dos Estados Unidos, Loretta Lynch, afirmou que a corrupção é “simplória, sistemática e enraizada no exterior e nos Estados Unidos”.

A Corte Federal em Nova York deve apresentar nesta quarta-feira acusações formais contra até 14 pessoas envolvidas no caso. Segundo informações preliminares, o presidente da entidade, Joseph Blatter, não está entre os acusados.


Calor mata mais de mil pessoas em 10 dias na Índia

Previous article

Senado aprova MP que muda regras de acesso ao seguro-desemprego e abono salarial

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo