MundoNotícias

Presidente da Toshiba se demite por falsificar resultados do grupo

0

hisao tanaka toshiba

O presidente do conglomerado japonês Toshiba, Hisao Tanaka, pediu demissão na terça-feira por irregularidades na apresentação da contabilidade do grupo.

Dois antecessores, Norio Sasaki, atualmente vice-presidente do conselho de administração, e Atsutoshi Nishida, conselheiro especial, também deixaram seus cargos pelo mesmo motivo, assim como outros cinco membros do conselho de administração.

“Pedimos desculpas aos acionistas e aos investidores pelas irregularidades contábeis de 151,8 bilhões de ienes [1,1 bilhão de euros] dos anos 2008/2009 até 2013/2014 detectadas em um relatório de um comitê de especialistas independentes”, afirmou a Toshiba em um comunicado publicado meia hora depois do fechamento da bolsa de Tóquio.

A companhia também pediu desculpas por não ter apresentado ainda as contas do período 2014/2015.

“Levando em conta tudo isso, o presidente, o vice-presidente do conselho de administração e outros cinco administradores apresentaram nesta terça-feira sua demissão, assim como o senhor Nishida, conselheiro especial”, explicou a companhia.

Estas demissões implicam a metade do conselho de administração, presidido por Masashi Muromachi, que assumirá temporariamente a direção do grupo até a nomeação de um novo presidente.

A Toshiba tem de apresentar em setembro suas contas 2014/2015 ante uma assembleia geral extraordinária de acionistas, que terá também de aprovar a nomeação do novo presidente.


Neymar adere à campanha de brasileiro que luta contra câncer raro nos Estados Unidos

Previous article

Jornal britânico publica imagens de Elizabeth II fazendo saudação nazista

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo