BrasilNotícias

Deputado Major Araújo, do estado de Goiás, quer implantação do ‘Bolsa Arma’

0

Dep. Major AraújoFoto:Crlos Costa/13/01/2012

Contestações a respeito do Estatuto do Desarmamento já geraram neste ano debates acalorados no Congresso Nacional. A discussão, porém, também gera ideias nos Estados. Uma delas está na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e já gerou controvérsia por lá: a criação do ‘Bolsa Arma’, um programa para o governo ajudar o cidadão a adquirir a sua arma de fogo.

O autor da proposta, apresentada em junho deste ano, é o deputado estadual Major Araújo (PRP). Ele explicou a motivação do seu projeto. “Esta proposta é voltada para o pai de família que não tem condições de comprar uma arma de fogo para garantir a segurança própria e de seus parentes. O subsídio para adquirir uma arma de fogo será estimado no valor de R$ 1 mil reais. É relevante que este pai tenha pelo menos chance e dignidade de defender seus entes queridos”.

Na justificativa do projeto, Major Araújo afirma que é preciso agir para que “o pai de família não morra como uma ovelha na mão dos marginais”, tendo com a ajuda do Estado o direito de comprar uma arma de fogo “para defender a sua própria família”, já que “garantir a segurança e a paz da população é obrigação do Estado”.

Segundo o parlamentar, os recursos para o ‘Bolsa Arma’ teriam de vir do Tesouro estadual. Como era esperado, a medida gerou polêmica, com a divisão entre aqueles que acham absurda a ideia, aos que julgam necessária a facilidade da população poder comprar a sua própria arma de fogo com mais facilidade. Para o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Pedro Paulo de Medeiros, a proposta “é um engodo”, mas não é inconstitucional. Em trâmite na Alego, o projeto do ‘Bolsa Arma’ está nas mãos da Comissão de Constituição e Justiça do legislativo goiano. Antes de ir a plenário, a proposta deverá passar ainda por pelo menos mais duas comissões.


Brasil deixa conselho de direitos humanos da ONU por um ano

Previous article

Jovem de Brasília dado como desaparecido morre em “mochilão” nos EUA

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil