ComunidadeNotícias

Cidade no interior do estado de Goiás quase todos os moradores vivem dentro de casa devida a grave doença

0

cidade goias doenca

Araras, no estado do Goiás, parece uma cidade fantasma. A maioria dos moradores sofre de xeroderma pigmentoso (XP), o que significa que a pele é incapaz de reparar os danos causados pela luz ultravioleta. Das 800 pessoas da região, 600 são afetadas pela doença. Destas, 20 têm sintomas e são suscetíveis a uma forma agressiva de câncer de pele.

O rosto de Djalma Jardin foi devastado pela doença, restando-lhe apenas um olho. Ele dormia com um emplasto sobre a pálpebra, uma vez que não conseguia fechá-la.

Se eu sair, sinto o sol me queimando”, disse. “Um dia fui dormir com uma pequena pinta. Então, foi crescendo rapidamente e não parou até se tornar o que eu tenho hoje. É uma doença terrível.”

morreu.

Sua família já perdeu outro parente em decorrência dessa doença. Outros irmãos de Djalma também são afetados pela mesma causa.

A dona de loja Gleice Machado estava ansiosa para descobrir o que estava causando a epidemia, após tantos afetados aparecerem na sua porta.

Eu não tinha ideia do que era e o motivo de eles estarem assim“, afirma. “Alguns acreditavam que era uma doença sexualmente transmissível. Outros disseram que era um castigo de Deus.”

Ela apenas teve consciência da condição após a imprensa local disparar a história na mídia nacional.

O geneticista de São Paulo, Dr. Carlos Menck, reconheceu a doença e ficou ansioso para saber por que era desenfreada naquela região.

Até pouco tempo atrás, as pessoas acreditavam que era uma doença contagiosa, mas é hereditária.”

Após diversos testes em toda a população, Menck e sua equipe descobriram que 600 dos 800 moradores carregam o gene da doença.

A dermatologista Sulamita Chaibub afirma: “Em Araras há uma concentração de pessoas com o gene defeituoso. Elas se casam e o gene torna-se dominante, desencadeando a doença.”

Não há cura para o XP, mas os médicos recomendam que os moradores fiquem completamente longe do sol.

De acordo com Dr. Menck: “Não é possível curá-los imediatamente. Mas espero que isso possa acontecer em 20 ou 30 anos


Netflix terá sua primeira série escrita e rodada no Brasil

Previous article

Vídeos pornográficos podem afetar a saúde do cérebro, causando perda de libido, diz estudo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade