MundoNotícias

Novo presidente da Guatemala quer rastrear professores por GPS

0

jimmy morales guatemala

Desfrutando da glória de uma vitória folgada na eleição presidencial da Guatemala, um ex-comediante sem nenhuma experiência de governo tem algumas propostas políticas heterodoxas: quer colocar rastreadores por GPS nos professores para garantir a presença em sala de aula e dar smartphones a crianças pobres.

Jimmy Morales, de 46 anos, que se elegeu de forma tranquila com 67,5 por cento dos votos e uma plataforma anticorrupção, tem dito pouco sobre como vai lidar com a violência das gangues ou conter o fluxo imigratório para os Estados Unidos, deixando uma nuvem de incerteza sobre assuntos importantes.

“Nenhum outro candidato foi chamado de tudo, de palhaço a populista, mas os smartphones são a (ideia) menos populista que há”, afirmou Morales em entrevista na segunda-feira, um dia depois da sua confortável vitória. Ele toma posse em janeiro.

Morales planeja começar um programa piloto em escolas de 45 municípios da Guatemala e disse que isso não custará nada para o governo.

“Vamos dar (às companhias telefônicas) muros de escolas e do governo para pintar os seus logotipos para compensá-las”, disse Morales, acrescentando que está em contato com Telefônica, Tigo e Claro, algumas das maiores operadoras do país.

Morales foi favorecido pela revolta dos eleitores por causa de um escândalo de corrupção que derrubou o ex-presidente Otto Pérez no mês passado, fazendo da luta contra o mal a sua promessa central.

No entanto, críticos têm chamado as suas políticas de excêntricas e dito que as suas ideias sobre os principais desafios da Guatemala, como a violência e a imigração ilegal, são no mínimo vagas.

Morales disse que a maior economia da América Central deve se concentrar em reforçar as investigações para combater a ilegalidade, em vez de recorrer aos militares, acalmando os receios de que os laços do seu partido com as Forças Armadas poderiam levar a um maior papel dos militares durante o seu mandato de quatro anos.


Fóssil de ‘monstro gigante’ assusta moradores de praia da Carolina do Norte

Previous article

Médicos cubanos descobrem cura para vitiligo, doença que deixou Michael Jackson completamente branco

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Mundo